Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 20 de abril de 2018

Democracia à moda de Cuba

O ditador Raúl Castro, orienta no novo presidente de Cuba

A ditadura cubana fez uma eleição onde 605  eleitores aprovaram  uma “transição controlada”. Assim, a ilha-cárcere  ganhou  – depois de 60 anos da dinastia da família Castro –  o primeiro presidente sem o sobrenome da família de Fidel.
No entanto, tudo isso é simulação. O processo eleitoral cubano é uma farsa, e tem o único objetivo de legitimar uma ditadura, já que o   “eleito”pertence sempre ao único partido autorizado a funcionar naquele nação: o Partido Comunista Cubano. E a população nunca participou dessa “eleição”.
Só votam os delegados aprovados pelo governo cubano. Essa “transição” de governo foi sendo feita sob a vigilância dos militares. O encarregado dessa supervisão é o coronel Alejandro Castro Espín, de 53 anos, filho do próprio ditador Raúl Castro. Este,  embora tenha dito que irá para casa a fim de “brincar com os netos”, continuará no comando do Partido Comunista até 2021. Ou seja, oficialmente pelos próximos três anos quem governará, de fato, a ilha-presídio será o quase nonagenário Raúl Castro.

Como funciona a democracia cubana
Para você ser eleito Delegado (tipo um vereador aqui no Brasil) não basta você se candidatar. Você tem que se candidatar a candidato. Isso mesmo. Se candidatar a candidato, e você só poderá ser votado na eleição se você for “nominado” pela Comissão Eleitoral, e essa Comissão Eleitoral é subordinada a quem mesmo? Ah! Ao Conselho de Estado cujo Chefe supremo é quem mesmo? Ah! Raúl Castro!

Para ser candidato a Deputado da Assembleia Nacional de Poder Popular, você tem que ser “nominado” por uma comissão desse mesmo tipo. Ocorre que quem indica a lista de nomes que será o Conselho de Estado (que é presidido pelo ditador de plantão, Raul Castro) é o próprio Raúl. Simples assim!

Para você ser candidato, sua candidatura tem que ser aprovada pela Comissão Eleitoral, não é simplesmente se candidatar e ser votado, como é aqui no Brasil, e ganha quem tem mais votos. A Comissão elabora a lista de candidatos, e elabora também a lista de candidatos ao Conselho de Estado, dos presidentes e demais cargos da Assembleia Nacional.

E a Constituição cubana fala que o Conselho de Estado é “eleito” pela ANPP, só que eles não votam em quem quiser, com vários candidatos e etc. Eles votam numa eleição do único candidato proposto pela Comissão Eleitoral. Comissão Eleitoral formada pelo próprio governo.

E onde anda a esquerda troglodita brasileira (aquela que pede eleições diretas até para reitor das universidades públicas, para diretor das escolas de ensino fundamental e outras coisas que só existem no Brasil) para explicar como é essa "democracia comunista cubana"?


2 comentários:

  1. Só se engana com Cuba quem quer. O Obama foi um deles. Quem elogia o regime cubano vive no Brasil em condições bem mais favoráveis, não quer ir embora pra ilha, prefere os Estados Unidos da America.

    ResponderExcluir
  2. Nunca vi nenhum esquerdista troglodita brasileiro se mudar e começar a viver no "paraíso" cubano". Ô gente incoerente!

    ResponderExcluir