Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 16 de janeiro de 2024

080 - O Crato de Antigamente - Antônio Morais.


Quanta diferença de antigamente. Neste clube, nas décadas de 60 e 70 do século passado,  para frequentar uma simples vesperal de Domingo tinha que está de terno e gravata. Imagine os grandes bailes e as festas sociais tradicionais.

Um jovem advogado que não revelo o nome nem sob tortura apresentou sua noiva a sociedade cratense num desses baile tradicionais do Crato Tênis Clube.  

O  noivo  abraçava e beijava a noiva efusivamente o que incomodou os presentes, aquilo era um "escandelo", parecia mais uma cena de sexo explicito.

Chamaram o presidente do Clube José Horácio Pequeno que se dirigiu a mesa e falou no ouvido do jovem  de  forma educada e quase inaudível : "Tem muita gente aí com inveja de você"!

A mensagem foi entendida, o advogado passou a se comportar dentro dos padrões morais e bons costumes da época.

Pula para 20 de maio de 2018.  Eu fui a rodoviária de Crato buscar minha filha que chegava de Fortaleza. Na passagem pelo Crato Tênis Clube, por volta das cinco horas da manhã, estava se encerrando uma festa. Vi jovens de chinela japonesa, bermuda, camisa de um time de futebol qualquer bebendo  Ypioca  passando  o litro de um para outro, de boca em boca.

É o fim da decência, honradez e autoestima de uma sociedade e o triunfo da desordem e anarquia a que o povo se nivelou. 

9 comentários:

  1. Pura verdade. Dos velhos tempos só a saudade ficou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os tempos, is costumrs, os modos mudaram. E para muito pior. Fui a festas de formatura neste conceituado e beli clube, no final da decada de 70, e aí ja havia mudancas. Entravamos de terno e la tiravamos o paletó. Mas na entrada, era exigida a indumentária.

      Excluir
  2. MORAIS,
    Meu pai(Pedro Norões)foi um dos fundadores,tendo inclusive redigido seu Estatuto Social),foi Presidente,Diretor Social,Conselheiro e Presidente do Conselho.
    Eu sou sócio e tive a honra de ter sido diretor nas administrações de Chico Pierre e Modesto e em seguida vice-presidente deste e em seguida PRESIDENTE,CONSELHEIRO E PRESIDENTE DO CONSELHO;e com pesar venho acompanhando ,infelizmente,uma certa degradação ,despretigio social e moral deste sodalicio, que foi alvo das maiores reuniões sociais,políticas,carnavalescas do interior do Nordeste.!
    SINAL DOS TEMPOS.......

    ResponderExcluir
  3. É uma tristeza!
    Nas últimas duas décadas a degradação social e moral, o declínio da instituição família aconteceram em progressão geométrica, e as razões são evidentes!

    ResponderExcluir
  4. Essa foto é o principal símbolo do Crato. Não há outra que represente tão bem a cidade.

    ResponderExcluir
  5. Meu querido amigo Moraes ! Eu desconfio que conheço esse advogado!!

    ResponderExcluir
  6. wilsoncbrito@gmail.com28 de fevereiro de 2023 às 20:26

    Que Preconceito. Qual problema beber Ypióca, Usar camisa de time qualquer e usar boné Lula Livre?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vejo preconceito nenhum. Compare o Crato de 40, 50, 60 anos atrás e veja. Bons costumes, educação, cultura faziam o município modelo. E hoje! O que se ver!.

      Excluir
  7. Pura verdade todos os comentários, é a realidade da vida do Crato abraço Manga

    ResponderExcluir