Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 25 de julho de 2023

114 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.


Francisco Alves Bitu - Menininho Bitu.

Na eleição municipal de 1954, a ata do resultado final mostra uma curiosidade muito interessante : Dois irmãos se elegeram  vereadores - Francisco Alves Bitu, Menininho Bitu do Sanharol e José Alves Bitu, Dedé Bitu do Umari. 


José Alves Bitu, Dedé Bitu.

Outro fato engraçado, e, não é folclore é que Laura Alves de Menezes, Laura da Formiga  prima de Menininho Bitu prometeu votar para ele, ao mesmo tempo, com o mesmo grau de parentesco, prometeu ao João do Sapo votar para o Joaquim Diniz.

As 10 horas da manha, Laura levava um lero animado com o Menininho Bitu, em frente a loja do Cândido Diniz, Frazo do Garrote viu a traquinagem e foi direto a procura  de João do Sapo para denunciar.

Quando João do Sapo encontrou Laura cobrou : Eu não acredito que você não tenha votado com Joaquim Diniz! 
E Laura respondeu : Frazo já foi te contar, besta, eu votei foi nos dois.
O fato é que, pra sorte da Laura, os dois se elegeram vereadores.



4 comentários:

  1. Respostas
    1. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  2. Nesta mesma eleição, Ana de Sabtiago (sua tia), morava nos "Bataião", sítio Chico, no terreno de Zé Bitu. Ana Leandro mandava café para a outra Ana torrar no caco e pilar no pilão. Segundo os fuxicos do Sanharol, numa das latas do café teria ido uma chapa de Meninim, Ana de Santiago jurava que não tinha votado nele, pois este era adversário de Zé Bitu, A desconfiança prevaleceu e Ana de Santiago morreu sem nunca mais ter votado, nem no sobrinho Pedro Sátiro, prefeito por 3 vezes. ( coisas do Sanharol)

    ResponderExcluir
  3. Tenho lembrança de Dr. Pedro Sátiro, já fazem uns 26 a 28 anos que não vou a Várzea Alegre. Dr. Balbino o amigo Pedro.

    ResponderExcluir