Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 8 de junho de 2018

As duas últimas fotos tiradas de Dom Vicente Matos no dia que ele se despediu de Crato (*)

   O dia era 11 de junho de 1992.
    Naquela data, Dom Vicente de Paulo Araújo Matos completou 74 anos de idade. Há 37 anos residia em Crato. Primeiro como Bispo auxiliar (1955 a 1959); com a renúncia de Dom Francisco de Assis Pires passou a ser Administrador Diocesano (1959 a 1960); em 22 de janeiro de 1961 (quando foi nomeado Bispo Diocesano) até 1º de junho de 1992 (quando renunciou ao bispado por problemas de saúde) foi o 3º Bispo de Crato. Depois da renúncia, ainda permaneceu em Crato até 11 de junho do mesmo mês, preparando o transporte dos seus objetos pessoais para levá-los a Fortaleza, onde fixou residência até sua morte, ocorrida em 06 de dezembro de 1998.

      Voltemos à manhã do dia 11 de junho de 1992. No alpendre do antigo Palácio Episcopal, área voltada para o grande quintal, onde hoje se ergue a Cúria Diocesana Bom Pastor, Dom Vicente (portando a vestimenta episcopal) recebeu algumas pessoas que foram se despedir dele. Depois, subiu pela última vez as escadas que davam ao seu quarto, localizado na parte superior da casa e vestiu um terno simples para seguir viagem até Fortaleza.

        Como era do seu natural, estava calmo, tranquilo, mas emocionado. Nos quase 600 quilômetros que separam Crato de Fortaleza, ele deve ter rememorado os 37 longos anos vividos no Cariri. Onde não deu um único passo que não fosse voltado para difundir o bem e a verdade. E onde recebeu muitas calúnias e ingratidões, as quais soube ser superior e perdoar. Deus permitiu que o diabo tentasse joeirar a boa obra de Dom Vicente como se joeira o trigo.

           Inútil! O sofrimento que os algozes de Dom Vicente lhe impingiram, serviu para que o terceiro Bispo de Crato se santificasse. E como “O tempo é o Senhor da razão”, hoje mais de um milhão de pessoas que habitam a Diocese de Crato – durante os últimos 10 dias – assistiu à reparação feita à memória desse grande bispo de saudosa memória.


(*) Essas 2 fotos foram feitas pelo Prof. Paulo Tasso Teixeira Mendes.

Postado por Armando Lopes Rafael

Um comentário: