Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 11 de setembro de 2018

Coisas da “ré-pública” 1 –– “Brasil: o naufrágio de uma nação”

Fonte: jornal francês “Le Monde”, 08-09-2018.


  Como lá fora o mundo vê o Brasil?
   Um dos jornais mais respeitados do mundo, porta voz da esquerda francesa, “Le Monde” publicou seu editorial sob o título: "Brésil: le naufrage d'une nation". Abaixo dois parágrafos do editorial:

“Um mês depois da eleição presidencial, a tentativa de assassinato na quinta-feira, 6 de setembro, o candidato de direita Jair Bolsonaro representa uma nova ameaça à jovem democracia brasileira. Imediatamente e unanimemente condenado, este assalto cometido por um personagem apresentado como desequilibrado reflete o clima extremamente tenso que prevalece atualmente”.

  “Tudo contribui para isso. Uma sociedade que se sente abandonada. As balas perdidas que atingem as crianças dos bairros pobres nas mãos das gangues. Representantes da sociedade civil assassinados em plena luz do dia. Uma classe política tão angustiante quanto envelhecida, minada pela corrupção. Nesse contexto deletério, o incêndio que assolou o Museu Nacional do Rio, em 2 de setembro, apareceu como símbolo do descuido do Estado. Alguns falam sobre o suicídio de uma nação. A aparência é essa”

Um comentário:

  1. Se a Polícia Federal vasculhar as linhas de investigações o "Le Monde" como todo e qualquer outro veículo da imprensa tomará conhecimento de quem está por trás do crime.

    ResponderExcluir