Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 30 de setembro de 2018

DEUS É E N Í G M A - Por Edmilson Alves


Foto - Raimundo Gonçalves Bezerra, Bizin e família. 100 anos de  exemplos de decência e honradez.

Deus é um grande mistério, indecifrável pra razão humana! Quem às suas profundezas quiser sondar, colocará os mais sábios, no mesmo patamar dos tolos e dos loucos!...Próximo e distante ao mesmo tempo, Ele está – Semelhante ao vento que passa de repente, embora oculto para a gente - Ele nos abraça!

Em todo lugar, em toda parte está presente.
E não o vemos, um momento, com a gente, 
Embora esteja em toda parte.
Agentivo, 
Onisciente, 
Participativo,
Onissapiente!

Deus criou o homem semelhante ao seu mistério impenetrável. Disse o poeta, filósofo e escritor Fernando Pessoa: Deus quis que a terra fosse toda una.  Que as fronteiras unissem o mundo todo.  Que o mar não separasse o povo! Então, a terra inteira viu-se de repente, surgir redonda, do azul profundo... Pra ninguém dividi-la em pedaços! Ainda Fernando Pessoa: “O mar  anterior ao homem tem corais, tem praias e arvoredos.

Coexistindo com a terra, repleta de sons e cores, onde há vida: São homens, aves, arvores e flores!” Deus diz ao homem: faço-te dano porque te curo... Faço-te castigo porque te amo!

Nenhum passo do evangelho diz ao cristão – sê devoto. O que lhe diz é: seja humilde, caritativo, equitativo, sede humano!

Mas o homem vil, coração não tem. Ignorando a existência de Deus, sem ideal, não tem ninguém. E só com a imaginação: diz conhecer o bem!  Religiões, pregações, almas da ciência ou fé,  Eh! Tantas explicações que nada explicam!. Nem o mistério de Deus, nem a segmentação humana. Onde o crepúsculo da paz abstrata, é coisa estranha. Insensata!... 

Tudo parece um sonho de forma invisível, impreciso, tudo é movimento de esperança e de vontade. Que busca na linha fria do horizonte: A árvore, a praia, a ave, a fonte, a flor —  Dos caminhos da integração e da verdade. Da fé, da paz, e do amor . 

Da revelação qualitativa da humanidade!


Um comentário:

  1. A pesar de toda descrença e materialismo, nascem novas perspectivas, pois muitos rapazes e moças estão voltando para Deus! Testemunhos vivos de esperança!

    E se não existem mais jovens com Deus é porque os adultos também não estão muito com Ele. Como queremos que haja mais gente melhor, mais ligada em Deus, se os contra testemunhos são muitos? Rezar não é feio. Feia é a vergonha de crer e rezar.

    Oração antiga ou moderna? Tanto faz, pois Deus não olha para as palavras, mas sim para o que se passa no coração da pessoa.

    Rezar pelos outros? Por que não? Mal não faz. Ao contrario, muitas pessoas podem encontrar o caminho da verdade, conhecer a luz.. justamente pelo poder de sua prece.

    Será que mantemos o nosso coração em forma? Com fé em Deus?

    ResponderExcluir