Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 6 de outubro de 2018

ESPERANÇA E FÉ SÃO DESAFIOS DE SER HUMANO - Por Edmilson Alves.

A vida me ensinou a pensar duas vezes, antes de agir, nos bons ou maus momentos. É necessário despregar os olhos de nós mesmo, para a vida melhor enxergar. Não procure respostas sem compreender o que vai perguntar. 

Caso não possa mudar o vento e, certamente, não poderá, então ajuste as velas do barco pra chegar, onde quer! Já passei horas na frente do espelho tentando descobrir quem eu sou e as tantas certezas que eu tinha de mim, logo se desvaneceram. Certezas não existem. Então, não esperem perfeição de ninguém. 

Não há pessoas perfeitas! Não espere de mim nem de ninguém o exemplo moral igual às ficções pregadas por religiões! Creia, principalmente, na força do seu querer. Querendo com o coração. É filosofia pra eternamente viver! Um conselho amigo, antes de tudo, seja um ser racional. Não façam a mim, nem a ninguém exigências do que não somos, nem podemos atender. Não me convençam a ser igual à maioria, porque sinceramente, não sou igual a ninguém. 

Minhas crenças são exclusivamente minhas, e, com certeza você deverá também ser assim. Pra dirimir os engôdos do mundo, busco autoconhecimento. Não me arrependo conhecer a linguagem interior que a meu espirito convém

.Apesar de ser sempre eu mesmo, com certeza, não o serei para sempre. Agente muda. O mundo é uma eterna ebulição, a vida é fluídica e está em permanente transformação. À distância que separa o passado do presente é singular. Enquanto ao futuro, depende do seu caminhar. A semente plantada hoje, amanhã será, com certeza, uma planta... Logo, o destino agente faz! Tudo se encontra aqui no presente. O passado passou e já morreu. Deixou memórias, é lógico, mas, nada vai modificar aquilo que já se fez. Quanto ao futuro, resulta de atitudes do hoje, ainda, assim, as expectativas poderão ser frustradas. 

O momento agora é que temos de viver e encarar. Porque gemer e se lamentar com as mudanças existências que ocorrerem sem prévio aviso? Quase nada se poderá fazer contra os mistérios do desconhecido. Até parece que somos impotentes e insignificantes diante do imprevisível. Entretanto há algo que se pode controlar que é o comportamento! Então não culpe o Universo sobre o que não pode controlar. Pare de se preocupar com o que está fora de seu controle. 

Gaste sua energia, mudando o que está sob seu comando. Se você pensa que o mundo mudará com suas crenças –, ledo engano. Toda mudança depende de ação. Se você não agir jamais nada mudará! Pense nisso, agente é, existencialmente, insignificante, também somos seres especiais. Temos a oportunidade dada por Deus de viver, vendo conforme nossos ideais..

A inercia é que nos tira a ambição de lutar, de vencer desafios, de alcançar o píncaro de qualquer glória. É necessário que sejamos ambiciosos, no bom sentido, para conquistar novos espaços na sociedade e mudar até as condições do planeta. É necessário obter-se o máximo do mínimo! Se fizer diferente, certamente, vai se arrepender. Diferente eu imploro, preste bem atenção, o que faz a maioria é grande acomodação. 

É gente preguiçosa que reclama do existir, mas, são incompetentes pra vida prosseguir. O progresso na sociedade e no mundo não aguarda por ninguém. Para que arranjar culpados pelos erros que comete, pela preguiça que tem? Assuma o controle de seu barco. A vida pertence a você. Os anos estão passando, o que tem feito por você, beneficiando a família, pros filhos lhe acolher,.. O seu destino, só você poderá mudar, se criar coragem, resolvendo trabalhar, escrevendo no livro do existir, muitas páginas de ação, que não causem constrangimento nem a você, tampouco aos seus parentes!


Um comentário:

  1. "Não adianta deixar-se dominar pelo orgulho. Só porque se tem alguma função, diploma ou dinheiro, querer colocar os outros debaixo dos pés?

    Alguém pode ser mais importante que o outro perante os homens, mas diante de Deus todos somos iguais.

    Pra que orgulho se todos vamos acabar do mesmo jeito e sem levar nada disto?

    Não queira tudo pra você. Dê chance para os outros. Não fique tramando os pauzinhos para derrubar os outros. Amanha poderá ser a sua vez de cair na rede que você mesmo armou.

    Ao construir o nosso paraíso, não há necessidade de tornar a vida dos outros um inferno".


    ResponderExcluir