Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 22 de dezembro de 2018

PROTAGONISMO DO TREINADOR - Por Wilton Bezerra, Comentarista esportivo.


Mesmo devendo os olhos da cara, clubes brasileiros se dispõem a pagar somas astronômicas a um treinador.

Dinheiro torrado à vista do freguês é oferecido e acompanhado de indenizações milionárias. “Dinheiro de jogo é assim mesmo”, dizem. Só que futebol jogado não é jogo de azar, onde o dinheiro é tratado como capim de burro.

As justificativas para essas irresponsabilidades estão na ponta da língua: “ Como o bom jogador está em falta, a esperança de bons resultados para os times repousa nos treinadores”, arrematam. Tem sentido, embora, com o agravante dos equívocos e da fuga de responsabilidades dos gestores.

De fato, o futebol brasileiro ainda possui bons jogadores, mas está cheio de “bonzinhos”. O dinheiro rola e a bola nem sempre desliza redondinha.

Digo isso e pulo para a temporada de contratações de Ceará e Fortaleza, visando as disputas da série A.

Os “justiceiros” da crônica já estão verberando contra as primeiras escolhas de alvinegros e tricolores. A análise prematura é um perigo.  Alguns nomes são criticados por serem desconhecidos e outros por serem conhecidos demais.

Na trajetória de nossa atividade, já nos deparamos com contratações pouco impactantes que deram certo, e “mísseis” que se mostraram “traques”.

Que Lisca e Rogério Ceni, como grandes protagonistas do futebol cearense de hoje, sejam iluminados nas escolhas diante de uma selva de medianos jogadores. Devagar com o andor que o santo carregado não está com essa bola toda.

2 comentários:

  1. Tanto o Ceará como o Fortaleza o máximo que se pode esperar é a manutenção das equipes na serie A. Fora isso é sonhar.

    ResponderExcluir
  2. Manter com boas campanhas. Sofrer como o Ceará, faz mal a saúde

    ResponderExcluir