Segundo o TRF-4, Bonat, de 64 anos, é o candidato com maior tempo de magistratura e o critério de seleção é o tempo de serviço; escolha oficial ainda não tem data definida.
O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) confirmou, na manhã desta sexta-feira (25), que Luiz Antônio Bonat é o juiz com maior tempo de magistratura entre os 25 candidatos que se inscreveram para concorrer à vaga de Sérgio Moro e conduzir os processos da Operação Lava Jato, em primeira instância, no Paraná.
O prazo de inscrição e de manifestação de desistência terminou às 23h59 de quinta-feira (24). Segundo o TRF-4, a lista final de candidatos tem 25 concorrentes.
Como é considerado o juiz mais antigo entre os candidatos, Bonat deve ficar com a vaga de juiz federal na 13ª Vara de Curitiba, já que o critério de seleção é o tempo de serviço.
Agora, o nome de Bonat vai ser julgado pelo Conselho de Administração do TRF-4. Apenas depois disso ele deve ser nomeado. Não há um prazo para isso acontecer.
Por enquanto, a juíza Gabriela Hardt continua conduzindo os processos da Lava Jato no Paraná.
Ele já interrogou ex-governador, colocou deputado no banco dos réus e cuidou do caso Banestado. O currículo pode até parecer de Sergio Moro, mas é do juiz federal Luiz Antonio Bonat -que, na madrugada desta sexta-feira (25), foi confirmado como o primeiro da lista para substituir o ex-juiz na condução dos processos da Operação Lava-Jato.
ResponderExcluir