Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 7 de maio de 2019

484 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.


Josefa Alves de Morais, Josefa de Pedro André do Sanharol, minha avó, foto,  era uma grande evangelizadora. 

Muita dedicada  as coisas da igreja  e obediente a doutrina cristã. Amiga do Padre José Otávio  de Andrade. Tinha como atribuição preparar  os garotos e as garotas  da ribeira do Riacho do Machado para fazerem a primeira comunhão.

Em determinado ano, na aula da saudade, reunidos  40 ou mais jovens, com a presença do vigário, Madrinha Zefa fez  uma pequena preleção : Eu devo informar na presença do Padre Otávio, que vocês estão prontos e preparados para receberem o corpo de cristo. 

Estão prontos para passarem da vida do pecado para a vida com Deus. Vocês estão prontos para  entrar  no céu. E perguntou : vocês querem ir para o céu? Todos  responderam Sim, menos o Joaquim de Luiza Feliz, o conhecido Brito. 

Então, Dona Zefa perguntou : Brito, porque você não quer ir para o céu?

Brito responde  em cima da bucha : Porque mãe disse que quando a aula "sacabasse" eu fosse pra casa.

Aí é que era está  por dentro das orientações da igreja católica. 

Até o padre riu com a munganga do Brito.


4 comentários:

  1. Era bem assim, a cada semestre uma turma.

    ResponderExcluir
  2. Joaquim de Luiza Féliz (Brito) sempre foi e é muito amigo da nossa família. Ainda hoje costuma ir aos domingos bater um papo com meus pais e irmàos, lá em casa, no Sítio Sanharol.

    ResponderExcluir
  3. Seu Mininim Bitu não ensinava o catecismo, como Madrinha Zefa, mas no tempo da semana santa, reunia mais de vinte rapazes e os convencia a irem se confessar e receberem a comunhão.

    ResponderExcluir
  4. Alacoque Bitu também, no ano de 1973, tinha um turma do Mobral na então Escola isolada do Inharé (hoje Antão Leandro). No fim do curso, percebeu que muitos não sabiam rezar nem uma Ave-Maria. começou uma aulas de catecismo, cujos alunos eram mais do sítio Gibão. Preparados, na véspera da confissãoo, ela ensinou: cheguem lá, não se acanhem, contem tudo que fizeram ao padre: eu matei, eu roubei, eu furtei..aí Dalmir de chico Negão se levantou e disse: Alacoque, e "num tem pirigo" da gente sai lá da igreja direto pra delegacia não?

    ResponderExcluir