Decreto assinado por Bolsonaro dá ao ministro da Secretaria de Governo, general Santos Cruz, a competência de vetar ou aprovar indicações para as reitorias de Universidades Federais, além de postos de segundo e terceiro escalão, retirando a autonomia universitária
Assinado pelo presidente Jair Bolsonaro na terça-feira (14) e publicado nesta quarta-feira (15) no Diário Oficial da União, o decreto 9.794, que altera o sistema de nomeações para cargos no governo, dá a um general os poderes para vetar ou aprovar indicações para as reitorias de instituições federais de ensino superior.
Agora cabe à Secretaria de Governo, pasta comandada pelo general Santos Cruz, avalizar não só a nomeação de reitores de Universidades Federais, como as de vice-reitores, pró-reitores e outros cargos de gestão, acabando com a autonomia universitária.
O decreto estabelece ainda que Santos Cruz poderá avalizar a indicação para cargos em função no exterior, como embaixadores.
A mudança vem em meio a um levante nacional contra os cortes de recursos destinados à universidades e institutos federais.
Vai acabar com a anarquia e a desordem que tanto tem destruído as universidades e a qualidade de ensino. Está muito bem entregue. Está em boas mãos.
ResponderExcluir