Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024

147 - O Crato de Antigamente - Por Antônio Morais.

Casa de Saúde Santa Tereza - Crato, fundada em 1970 desativada  há alguns anos.

Chico Alexandre e Imaculada se casaram muito jovens. Ele com 17 e ela com 15 anos. Moravam no sitio Jaburu nas imediações  do distrito de Ponta da Serra, em Crato.

Cinco anos depois já tinham uma ninhada de 5 filhos. Imaculada apresentou um quadro de  demência mental grave, e, o casal foi aconselhado  fazer uma  consulta com o psiquiatra do Crato.

No consultório, imaculada, a coisa mais  encabulada do mundo, mal  deixou  o médico medir pressão arterial, não respondia as perguntas do doutor. Determinada hora  falou : Quem sabe minha doença é Chico.
Então, Chico  danou-se no relato : Doutor, essa "muier" está morta viva, Não come, não "drome" e não me deixa "drumir'. Quando se deita na cama entende que debaixo tem uma pessoa, e, quando se deita embaixo da cama diz que tem gente em cima.
O doutor receita um remédio e recomenda dar uma bandinha do comprimido a noite. Informa que o tratamento é demorado, e que é necessário voltar uma vez a cada mês.
Chico pergunta : doutor, cada vez que vier tem que pagar a consulta?  Sim, responde o médico solícito. Então doutor, eu vou levantar  a situação, visto que  o meu orçamento não cabe mais esse aumento  na despesa.
Tempos depois, Chico passava por uma rua do Crato e o médico viu, o reconheceu e perguntou : Como foi a mulher ficou boa?
Ficou, nhor sim.
E quanto custou  o tratamento?
"Vinte real".
Quanto?
Paguei "vinte real" para um carpinteiro serrar as pernas da cama.

Um comentário: