Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 21 de junho de 2019

Imperador Dom Pedro II: "E a mim falta-me o sol do Brasil"


     Forçosamente exilado na Europa,  após o golpe de Estado de 15 de novembro de 1889, que instaurou a República no Brasil -- contra a vontade popular --, o Imperador Dom Pedro II foi visitar seu velho amigo, o famoso escritor português Camilo Castelo Branco, que ficara cego.

– "Console-se, meu Camilo. Há de voltar a ter vista", disse-lhe Dom Pedro II.

– Meu senhor, a cegueira é a antecâmara da minha sepultura.

– "Perdi o trono, Camilo, e estou exilado. Não voltar à Pátria é viver penando".

– Resigne-se, Vossa Majestade. Tem luz nos seus olhos.

– "Sim, meu Camilo, mas falta-me o sol de lá".

(Baseado em trecho do livro “Revivendo o Brasil-Império”, de Leopoldo Bibiano Xavier)


Um comentário:

  1. Que diálogo mais bonito. Dom Pedro II um grande patriota. O maior de todos os brasileiros.

    ResponderExcluir