Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 15 de setembro de 2019

Assaré comemora neste dia 15 a festa de Nossa Senhora das Dores


Sobre a Paróquia de Assaré

    Em 1838, no dia 1º de agosto, a região do entorno da atual cidade de Assaré foi criada uma Paróquia, pelo Bispo de Olinda. Entretanto o local escolhido para a sede da paróquia não foi o Assaré, mas Santana do Brejo Grande (atual Santana do Cariri), à época, um lugar despovoado, sem vias de comunicação. Bem ao contrário de Assaré que além de ser mais povoado oferecia melhores condições para a sede da freguesia.

      Somente em 04 de dezembro de 1850, pela Lei Provincial nº.520, é que foi de é transferida a sede de Freguesia de Santana do Brejo Grande para o Assaré. Hoje a Paróquia de Assaré serve de modelo para outras paróquias do Cariri-Oeste. Segundo o site da Diocese de Crato, a Igreja Matriz de Assaré, além dos festejos de sua padroeira – neste dia 15 – experimentou a alegria de ver “a restauração da Imagem da padroeira, Nossa Senhora das Dores, que teve seus traços originais retomados. A Igreja Matriz também passou por reformas no teto, no forro e em toda parte elétrica, iluminação e pintura. De acordo com o pároco, Padre Paulo Costa, foram quatro meses de trabalhos”.

       Abaixo, como ficaram Igreja Matriz e a imagem da Padroeira depois da restauração

Igreja Matriz de Assaré
 Interior da Igreja depois das obras feitas
 Interior da Igreja depois das obras feitas

Altar-mor da Igreja, em madeira-de-lei, Belíssimo!

Imagem de Nossa Senhora das Dores restaurada

2 comentários:


  1. Blogger Prof. Dantas-sobrinho disse...
    Morais, obrigado por postar um pouco da história de Assaré. Eh maravilhoso poder relembrar a história de nossas cidades nordestinas. Tua reportagem com as devidas fotos está excelente. Um grande abraço e continue brindando com historias como essta. A prõxima que agurado é sobre Varze-Alegre, nao poderia ser outra, Claro. Abraço Antonio Dantas. Merrill, Wisconsin, EEUU.

    22 de setembro de 2019 20:37

    ResponderExcluir