Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 27 de março de 2024

Iniquidade - Por Antônio Morais.



Nas décadas de 50, 60 e 70 do século passado, passavam 10, 15 ou 20 anos sem haver um crime de morte em cidades pequenas do interior brasileiro.

Quando acontecia o criminoso era preso e, a mãe ou a esposa iam deixar a boia diariamente na cadeia, as escondidas, para que ninguém as visse e soubesse que elas eram parentas de um assassino e criminoso. O fato as envergonhava perante a comunidade. 

Outro dia, vi na Praça Central da cidade um homem de bermuda mostrando uma "tornozeleira eletrônica" como se fosse um troféu. 

Seguem o exemplo dado pelos bandidos de colarinho branco que quando são alcançados e presos pela justiça erguem o braço direito para o ar com um gesto igual ao de Dom Pedro I no dia  7 de Setembro de 1822 quando proclamou a independência do Brasil.

É a iniquidade dos bons costumes, da lei, da vida humana, de um povo e de uma pátria. 

2 comentários:

  1. Se você não sabe o significado da palavra "INIQUIDADE" procure ver no dicionário. Significa o Brasil a começar pelo Supremo Tribunal Federal.

    ResponderExcluir
  2. Amigo Morais,
    ao contrário da nossa geração, os pais de hoje criam os filhos com muitos mimos e proteções. Na nossa geração, crianças trabalhavam, estudavam e apanhavam. Não conheco casos em que filhos matou os pais. A grande maioria se tornau adulto trabalhador, sério e responsável. Os filhos eram criados sabendo da existência de Deus e respeitando a autoridade Dele e dos mais velhos. O que esperar hoje, com tanta psicologia e leis protetoras dos "bichinhos"?

    ResponderExcluir