Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 15 de maio de 2023

036 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.

Josefa de Pedro André, minha avó, era filha de Francisco  Alves de Morais e Isabel de Morais Rego. Francisco sobrinho da Isabel e 23 anos mais velho, e, Isabel filha caçula de José Raimundo do Sanharol, que nasceu no dia que o pai faleceu.

Madrinha Zefa, foto, foi uma criatura criada com todo esmero pelo criador. Aquela que teve a verdadeira e perfeita caridade, que em nada se buscou a si mesma, que de ninguém teve inveja e que procurou sobre todas as coisas ter alegria e felicidade em Deus.

Catequista dedicada, preparava semestralmente um turma  de jovens da Ribeira do Machado para fazer a primeira  eucaristia. 

Certa feita, na aula da saudade, levou o Padre  José Otávio para fazer uma preleção para os alunos. Diante do aprendizado o Padre  fez elogios a turma de dizendo : Vocês  passaram da vida  do pecado para a vida  com Deus. 

Vocês estão prontos para irem para o céu e perguntou: Vocês querem ir para o céu. Todos responderam - Sim. 

Menos o Brito de Luíza Felix que ficou calado. O Padre lhe perguntou : Você não quer ir para o céu! 

Brito respondeu - Não.

Porque, perguntou o Padre e, o Brito  respondeu em cima da bucha : Porque mãe disse que quando a aula  "sacabasse" eu fosse pra casa.

O Brito estava muito por dentro da doutrina.



2 comentários:

  1. Perde-se a conta dos meninos e meninas que se prepararam e fizerem a primeira eucaristia pelas santas mãos de minha avó, madrinha Zefa. Que seja louvada.

    ResponderExcluir
  2. Ensinava a reza no dia a dia, extremamente dedicada á fé católica, com isto conquistou o respeito de todos os padres que conheceu. organizava caravanas para a cruz de Licosa para lá rezar o terço. Uma missionária voluntária a serviço do Reino de Deus! Não seria exagero que se pedisse a sua beatificação!

    ResponderExcluir