Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 3 de abril de 2024

Crato era uma cidade rica de cultura e festivais - Postagem do Antônio Morais.


O Crato era uma cidade muito rica de cultura. Os jovens bem mais aplicados e comedidos dedicavam e ocupavam o seu tempo com estudos que iam das matérias escolares aplicadas pelos mestres a composições de musicas e a participação em festivais no final dos anos 60 e inicio dos anos 70.
“A nossa memória não se constitui de um momento para outro, mas, ao longo de um processo histórico e de vida, e assim, não é algo que se complete ou finalize, pois a alteração, a incorporação, a seleção e o esquecimento são características desse fenômeno. 
A música é apenas um dentre vários elementos constituidores e presentes em nossas memórias. Não é raro que, ao ouvirmos uma canção, ela nos transporte no tempo ao encontro de um ambiente – de trabalho, de estudo-, de uma situação vivida, de uma pessoa, de um evento. 
Isso ocorre se determinada música estiver ligada a alguma experiência de vida e que, por termos experimentado, tenha um significado para nós".
A grandeza dos festivais era proporcional a distinção e elegância dos apresentadores Heron Aquino e Gigi Maciel Lopes, foto.

4 comentários:

  1. Em 1969 o meu colega e conterrâneo Rômulo Cassundé foi campeão com a musica "Canto Triste". Como era bonito ver a Quadra Bicentenário repleta de jovens felizes na fase mais dourada de suas vidas.

    ResponderExcluir
  2. Era.
    O verbo diz tudo.
    Acompanhando a decadência que tomou conta da republiqueta brasileira, em termos de promoções culturais, Crato já era..
    Acomodou-se. Adormeceu. O Museu de Artes Vicente Leite faz 10 anos que fechou. E ninguém reclama.
    Como diz a letra da canção do compositor comunista Chico Buarque:
    "O tempo passou na janela
    Só Carolina não viu"...
    Acorda, Crato!

    ResponderExcluir
  3. Vejo isso com muita tristeza, Morais. Tens toda a razão no seu lamento.

    ResponderExcluir
  4. Revitaliza Cratim de Açucar: de Vicente Gibão... da Auto Aviação Vázealegrense:Muséus???? Cerebro ...PINEAL...ATUAIS DOWNLOAD... ESSA É A DICA.

    ResponderExcluir