Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 29 de junho de 2023

Sociedade "Egocentrista" - Por Antônio Morais.


"Egocentrismo é o comportamento voltado somente para si ou tudo que lhe diz respeito e lhe interessa".

Há poucos dias uma jovem senhorita que não conheço, não sei de qual região é, não sei qual a sua formação intelectual ou profissional, nem sei que atividade estava cumprindo em Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha, postou um vídeo onde declarou que a região é uma África em potencial.
Houve uma grande comoção das pessoas, um rebuliço danado, um alvoroço dos diabos, e, foi considerado  como um insulto inaceitável.

Certamente essa jovem visitou as favelas que proliferam na periferia destas cidades, locais que os prefeitos, vereadores e políticos não visitam, ou visitam apenas no período de campanha eleitoral.
Ali vivem os párias da "sociedade egocentrista, a míngua, sem nenhuma atenção ou assistência do puder público. Saneamento, saúde e educação zero. 

Quem duvidar faça como aquela jovem visite as periferias e comprove que naquelas localidades nem a limpeza é feita, nem o lixo é retirado. Essa é a realidade para quem vê a região pela razão e não pela emoção ou paixão. 
Para os que vivem no conforto da comodidade, o problema não existe, e, se existe não é deles.

2 comentários:

  1. Por mim não há nenhum problema que você pensa diferente. Respeito as diferenças. Mas a região, especialmente o Crato paga muito caro por essa paixão que vive de um passado que não existe mais. O povo deve ter mais cuidados na hora de escolher os seus representantes.

    Eu conheço essa rua. Sei onde fica. Fica em Crato. Se o prefeito, alguma autoridade ou algum bajulador interessar eu posso levar você lá.


    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente com vc Antônio..... mister se faz, um olhar de querer ver o que é, como é tratado e em quais condições as pessoas da periferia das cidades, principalmente do Crato, quão são relegadas a último plano de urbanismo e atenção política sociais

    ResponderExcluir