Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 10 de abril de 2020

Um articuleto escrito 9 anos atrás (por Armando Lopes Rafael)

Completam-se – hoje – exatos 9 (nove) anos da publicação, nos blogs cratenses, do meu escrito abaixo. Julgava, àquela época, 2011, que demoraria muitos anos para o meu artiguete ser julgado, serenamente, à luz da razão e do conceito da “Justiça de Deus na Voz da História”.  Mas foi breve o tempo decorrido para “cair a ficha” junto a massa ignara e a elite servil ainda dominante nas universidades públicas.

O tempo é o Senhor da razão: Lula, Doutor Honoris Causa da URCA – por Armando Lopes Rafael


"Ora (direis) ouvir estrelas! Certo
Perdeste o senso"! E eu vos direi, no entanto,
Que, para ouvi-las, muita vez desperto
E abro as janelas, pálido de espanto...”
(Soneto Via Láctea, de Olavo Bilac)

Permita-me quebrar um pouco deste enlevo – pelo menos nesta única ocasião – para tratar de um assunto que traz discrepância e dissensão: a concessão de sucessivos títulos de Doutor Honoris Causa, por diversas universidades daqui e d’além mar, ao ex-presidente da República Luiz Inácio da Silva. A priori, lembro que tão logo foi eleito, em 2002, Presidente da República Federativa do Brasil, a Universidade Regional do Cariri – por iniciativa da então reitora Violeta Arraes – concedeu o título de Doutor Honoris Causa ao ex-presidente Lula. Talvez por ser uma universidade pequena, de pouca projeção, Lula nunca se dignou vir receber a homenagem. Diferentemente do que fez com outras universidades que lhe concederam idêntica honraria...

Reconheço que ao discordar dessas concessões terei o repúdio dos admiradores (alguns, reles bajuladores) do ex-presidente, um homem de inegável inteligência que chegou ao mais alto posto da República. Não faltarão os que me tacharão de invejoso, preconceituoso, como sói acontecer com qualquer crítica – por mais justa que seja – feita ao político Luiz Inácio da Silva.

Faço minhas as palavras do ilustre professor Délcio Vieira Salomon, da Universidade Federal de Viçosa (MG) quando protestou por idêntica honraria concedida a Lula, por aquela instituição:
“A bajulação política não só banalizou a outorga do título “doctor honoris causa”. Transformou em princípio pedagógico e ético o que antes era comportamento repudiável. Que fique bem claro: historicamente um Doutor honoris causa (ou Doctor honoris causa) recebe o mesmo tratamento e privilégios que aqueles que obtiveram um doutorado acadêmico de forma convencional e é conferido a pessoas eminentes, que não necessariamente sejam portadoras de um diploma universitário, mas que se tenham destacado em determinada área (artes, ciências, filosofia, letras, promoção da paz, de causas humanitárias, etc.), por sua boa reputação, virtude, mérito ou ações de serviço que transcendam famílias, pessoas ou instituições. Sublinhe-se: transcendam e não atinjam, por demagogia ou por efeito de marketing, patamar do elogio gratuito”

“Afinal para quem acompanhou o governo Lula como observador, sem implicações interesseiras, sabe muito bem que aquilo que o Conselho Universitário da UFV chama de “defesa das causas sociais” é, no frigir dos ovos, nada mais que pura e deslavada demagogia. Quando este país aplicar honesta apuração das contas do governo passado, verá, lamentavelmente, que gastos públicos com bolsa família, bolsa escola e programas equivalentes a constituir “defesa de causas sociais” não passam de engodo já varrido para debaixo do tapete, do mesmo modo que se varreu o mensalão e quejandos malabarismos, a despistar a transparência, que nunca houve nos dois governos Lula Inácio da Silva”.

Esta a minha opinião, na qualidade de simples e anônimo cidadão, no tocante ao seriado de títulos de Doutor Honoris Causa que pipocam, de forma orquestrada e unicamente com motivação política, ora concedidos ao Sr. Luiz Inácio Lula...

Texto: Armando Lopes Rafael 


PS – Somente no dia 30 de agosto de 2017 (quinze anos depois de ser concedido), numa passagem de Lula pelo Cariri, é que o agraciado recebeu o título de “Doutor Honoris Causa”, outorgado pela Universidade Regional do Cariri. Foi durante um comício, realizado no pátio de estacionamento do Centro de Convenções do Cariri. Dias depois o “Doutor Lula” seria preso na sede da Policia Federal, em Curitiba, depois de condenado em Segunda Instância por corrupção ativa e passiva e formação de quadrilha...

Um comentário:

  1. Prezado Armando - O Crato já foi altaneiro, município modelo e cidade da cultura. Existiam por aqui várias famílias tradicionais que por suas influencias o poder político passava de mão em mão sempre com administrações esmeradas e de forte poder na defesa dos interesses dos cratenses. Esse tempo passou, foi embora. O Crato hoje padece do mal implantado pelos governos de esquerda que domina os representantes e encabresta as lideranças, ou seja liquida com os lideres. Não existe oposição no legislativo estadual e municipal. Todos comem na mesma gamela.
    Eu sou do tempo que os 46 deputados estaduais se dividiam em lados iguais de 23. Houve uma eleição na assembleia que foram três votações empatadas, na terceira venceu o mais velho. Aquiles Peres Mota venceu Murilo Aguiar que teve um infarto em plenário e foi a óbito.

    Um titulo desses para o Lula não passa da bajulação barata e puxa-saquismo desenfreado de quem estava tirando proveito do cargo por influência dele.

    ResponderExcluir