Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 25 de maio de 2020

A primeira mulher que governou o Brasil – por Armando Lopes Rafael


Imperatriz Leopoldina

   É triste a realidade educacional do Brasil. Em 2018, um estudo feito pelo Ibope Inteligência, em parceria com a ONG Ação Educativa e Instituto Paulo Montenegro, indicou que que 29% da população brasileira estava enquadrada como “analfabetos funcionais”. Segundo a pesquisa citada, deste total, 8% eram analfabetos absolutos (aqueles que não conseguem ler palavras e frases) e 21% estavam no nível considerado rudimentar, ou seja, sequer conseguem obter informações num calendário.

    Se passarmos para as faixas da população que estudaram, mesmo as que atingiram as universidades públicas, o quadro não é dos mais animadores. Não só porque o ensino universitário público brasileiro ainda é direcionado pelo viés marxista; as disciplinas sofrem ideologização e patrulhamento ideológico por parte dos professores; estes ainda pregam a “luta de classes”, e outros princípios marxistas,  há muito abolidos (desde a queda do Muro de Berlim, na última década do século passado) nas universidades de países do primeiro mundo.  Haja atraso por aqui!

        Lamentável a grade de ensino de História no ensino público. Tem gente “graduada” ainda dizendo que "Dilma Rousseff foi a primeira mulher a governar o Brasil"  (SIC). Pode isso, Arnaldo? Se dissessem, pelo menos, que a Princesa Isabel governou,nosso país,  antes de Dilma...vá lá, estariam "parcialmente" certos. A Princesa Isabel foi Regente do Império do Brasil, em três ocasiões, substituindo seu pai – o Imperador Dom Pedro II – nas viagens deste ao exterior.

           Mas não. Desconhecem que a primeira mulher a administrar o Brasil, antes da nossa independência, foi Dona Leopoldina (depois nossa primeira Imperatriz), na condição de Princesa-Regente. Ela assumiu, o governo do Brasil, em 13 de agosto de 1822, durante a ausência do seu esposo, o então Príncipe-Regente, Dom Pedro de Alcântara (depois Imperador Pedro I), quando este foi à Província de São Paulo. Nessa viagem resultou – em 7 de setembro de 1822 – o Grito do Ipiranga, que desfez nossos laços de dependência com Portugal.

              Aliás, o papel de Dona Leopoldina na declaração de independência do Brasil foi bem mais amplo. Mas, por limitação de espaço, falarei sobre isso num próximo artigo.

Um comentário:

  1. Dona Leopoldina, filha de Francisco I, Imperador da Áustria, faleceu devido complicações de um parto.
    As razões da morte de Leopoldina para muitos aconteceram de forma gradativa ao longo dos anos de casada.

    ResponderExcluir