Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 29 de maio de 2020

“As Forças Armadas não participam nem se confundem com governos” - Diz Santos Cruz


“Na cultura militar, não há propaganda nem discussão política sobre preferência de candidatos e partidos dentro dos quartéis”, diz o general Santos Cruz.

“Quando o cidadão coloca a farda e representa a instituição, ele tem compromisso institucional e constitucional. Seu compromisso é com a Nação. 

As Forças Armadas são instituições permanentes do Estado brasileiro e não participam nem se confundem com governos, que são passageiros, com projetos de poder, com disputas partidárias, com discussões e disputas entre Poderes ou autoridades, que, naturalmente, buscam definir seus espaços e limites.

As Forças Armadas, por serem instituições de Estado, não devem fazer parte da dinâmica de assuntos de rotina política. A dinâmica de governo não é compatível com as características da vida militar. 

Os militares são unidos, os comandantes são preparados, esclarecidos e mantêm o foco na sua missão constitucional. 

As Forças Armadas são instituições que não participam de disputas partidárias, de assuntos de rotina de governo, de assuntos do ‘varejo’”.

Um comentário:

  1. O capitão Bolsonaro não sabe disso. Foi expulso do exercito antes de aprender. Por isso se confunde.

    ResponderExcluir