Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 26 de agosto de 2022

11 - Era do Império - Por EQUIPE PEDRO II DO BRASIL.



A amizade cada vez mais íntima com seu marido, o amor que suas próprias filhas cultivavam cada vez mais por sua preceptora. Ver aquela mulher causadora de tantas preocupações, cuidando e convivendo com suas 2 filhas; e com seu marido, provavelmente era um sentimento insuportável para Dona Teresa Cristina.

O Palácio Imperial de Petrópolis , a mansão de veraneio , estava pronto e toda a família , inclusive a Condessa viajavam frequentemente para agradável cidade .
Petrópolis se tornou a segunda maior paixão de Pedro . Estar naquele lindo lugar e ainda ao lado de sua amada Condessa .

Foram momentos inesquecíveis para ambos e relatados em suas cartas , cartas essas , que foram escritas por toda a vida, sempre cheias de amor, amizade e cumplicidade.
Os encontros no Corcovado, trocavam juras de amor, “ como testemunha, a paisagem exuberante e os som do vento batendo nas frondosas árvores " trecho do diário de Pedro II.

A vida parecia ter chegado para Pedro. Um menino órfão, em meio sempre de muita pressão psicológica.

Continua na próxima postagem.

2 comentários:

  1. Forçado a ser algo que ele nunca quis ser, forçado a ter uma vida que ele nunca gostaria de ter. Casar com uma mulher que nunca se casaria. Sempre vestir um personagem. O personagem Imperador D. Pedro II do Brasil, um homem austero, ponderado, sério, justo e magnânimo.

    Finalmente podia em alguns momentos deixar saltar a vida de Pedro d’Alcântara, o menino, o homem, inseguro, emocional, sentimental, romântico, sensível, sofrido, humano.

    ResponderExcluir
  2. As postagens aparecem juntas para você avaliar. Dom Pedro II e o Pajé Lula da Silva.

    ResponderExcluir