Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 30 de agosto de 2023

157 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.


O Segredo de ser feliz.
Existem duas maneiras de ser rico. Uma é ter tudo que quer, a outra é está satisfeito e feliz com o que tem.
Dois primos legítimos da Ribeira do Machado, um fazendeiro abastado e o outro pobre de jó, o pobre que era filho de uma irmã do pai do rico que a deserdou, que eu revelo o nome, era meu xará Antônio Alves de Morais, Antônio Alves do Sanharol, O rico me reservo o direito de preservar o nome. Os dois viviam cada um do seu jeito. Rico e pobre, ambos netos de José Raimundo do Sanharol, e, bisnetos do tão badalado Papai Raimundo.

Trata o texto de qual dos dois era mais feliz.
Numa alvorada Sá Zefa disse : Antônio não tem pó nem açúcar para eu fazer o cafezinho que você tanto gosta. O velho Antônio levantou da tipoia abraçou Sá Zefa, com um carinho e afeto inimaginável, fizeram amor e se realizaram como homem e mulher.
Na mesma alvorada a esposa do rico fazendeiro, preparava a mesa com um farto e lauto café da manhã, cuscus, carne assada, leite, queijo, paçoca, frutas e linguiça. E, o marido nada de aparecer.

Diante do inusitado, mulher do fazendeiro falou para a criada : Eu tenho tudo que é bem material, fazendas, gado, dinheiro, jóias, mas não sou feliz, eu não tenho o amor do meu marido, Ele ama outra!
Salve o meu xará Antônio Alves do Sanharol. Que sua vida sirva de exemplo para muitos idiotas que ainda não compreenderam que tudo termina debaixo de uma pedra fria com as indefectíveis palavras - Aqui jaz.



2 comentários:

  1. José Raimundo Duarte, José Raimundo do Sanharol tinha 24 filhos de seus dois casamentos com Maria Anacleta de Menezes e Antônia de Morais Rego.
    É claro que em uma família grande assim havia de ter os empreendedores e os desligados ou os sabidos e os bestas. Isso proporcionou a quem conhece os descendentes observar uns muito ricos e outros pobres de jó mesmo entre irmãos.

    ResponderExcluir
  2. As vezes, nem isto......

    ResponderExcluir