Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 13 de setembro de 2022

21 - Era do Império, Por Equipe Dom Pedro II do Brasil.


"Quanto às minhas opiniões políticas, tenho duas, uma impossível, outra realizada. A impossível é a república de Platão. A realizada é o sistema representativo, a Monarquia. 

É sobretudo como brasileiro que me agrada esta última opinião, e eu peço aos deuses, também creio nos deuses, que afastem do Brasil o sistema republicano, porque esse dia seria o do nascimento da mais insolente aristocracia que o sol jamais alumiou. 

MACHADO DE ASSIS.

01 - A média nacional do salário dos professores estaduais de Ensino Fundamental em (1880) era de R$ 9.958,00 em valores atualizados.
02 - Entre 1850 e 1890, o Rio de Janeiro era conhecido na Europa como “A Cidade Dos Pianos” devido ao enorme número de pianos em quase todos ambientes comerciais e domésticos.
03 - O bairro mais caro do Rio de Janeiro, o Leblon, era um quilombo que cultivava camélias, flor símbolo da abolição, sendo sustentado pela Princesa Isabel.
04 - O Maestro e Compositor Carlos Gomes, de “O Guarani” foi sustentado por Pedro II até atingir grande sucesso mundial.
05 - Pedro II tinha o projeto da construção de um trem que ligasse diretamente a cidade do Rio de Janeiro a cidade de Niterói. O projeto em tramito até hoje nunca saiu do papel.
06 - Pedro II mandou acabar com a guarda chamada Dragões da Independência por achar desperdício de dinheiro público. Com a república a guarda voltou a existir.
07 - Em 1887, Pedro II recebeu os diplomas honorários de Botânica e Astronomia pela Universidade de Cambridge.
08 - Descontruindo boatos, D. Pedro II e o Barão/Visconde de Mauá eram amigos e planejaram juntos o futuro dos escravos pós-abolição. Infelizmente com o golpe militar de 1889 os planos foram interrompidos.
09 - Oficialmente, a primeira grande favela na cidade do Rio de Janeiro, data de 1893, 4 anos e meio após a Proclamação da República e cancelamento de ajuda aos ex-cativos.
10 - Na época do golpe militar de 1889, D. Pedro II tinha 92% de aprovação da população em geral. Por isso o golpe não teve participação popular.
11 - José do Patrocínio organizou uma guarda especialmente para a proteção da Princesa Isabel, chamada “A Guarda Negra”. Devido a abolição e até mesmo antes na Lei do Ventre Livre , a princesa recebia diariamente ameaças contra sua vida e de seus filhos. 

As ameaças eram financiadas pelos grandes cafeicultores escravocratas.

2 comentários:

  1. José do Patrocínio organizou uma guarda especialmente para a proteção da Princesa Isabel, chamada “A Guarda Negra”.

    "As ameaças eram financiadas pelos grandes cafeicultores escravocratas".

    E, Hoje? Milicianos bandidos infiltrados nas entranhas do governo e da própria família do presidente.

    ResponderExcluir
  2. Culto, viajado, discreto e apaixonado pelo país. Quem se debruça sobre as biografias de Dom Pedro II, o último imperador do Brasil, deposto pela golpe militar de 15 de novembro de 1889, invariavelmente se esbarra nessas características. A história amplamente conhecida do primeiro príncipe nascido em terras brasileiras é marcada por uma coroação precoce, aos 14 anos de idade, muitas viagens pelo mundo e eventos históricos como a Guerra do Paraguai e a abolição da escravatura – tudo isso devidamente registrado em seus fartos escritos.
    D. Pedro II, além de carismático estadista, revelou-se um mecenas da produção artística e literária no Brasil. O bolsinho do imperador patrocinou diversos literatos, artistas e profissionais de vários ramos da ciência, no intuito de favorecer uma fundamentação e autonomia cultural necessária à elite local, ansiosa em definir sua própria identidade.

    ResponderExcluir