Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 22 de setembro de 2022

27 - Era do Império, Por Equipe Dom Pedro II do Brasil.

A Princesa Isabel já em seu exílio em 1904 foi perguntada por que a família raramente usava as joias Imperiais no Brasil. Princesa Isabel respondeu que tanto ela como sua mãe, sabia que aquelas joias não as pertenciam. Que poderiam usar a qualquer hora em qualquer ocasião, mas raramente enxergavam motivos para usa-las. “Ainda mais se tratando de adornos grandes, pesados e de extrema “arrogância” com nosso povo”.

Em Particular a Imperatriz Teresa Cristina sempre foi alvo de jornais e nobres da época por sua simplicidade e falta de capricho em seus trajes e adornos. Sempre muito discreta, só usava suas joias de cunho pessoal, nunca usou as joias do cofre Imperial, as tais “joias da coroa”. A mídia zombava de uma Imperatriz que se vestia como uma senhora de classe média.

A maioria das joias particulares de família foram leiloadas e outras roubadas pelos militares dias após o Golpe de 1889. Já as joias Imperiais foram totalmente saqueadas pelos militares.

Teresa Cristina foi a maior responsável pelo começo da imigração italiana para o Brasil. Teresa Cristina era uma ótima cantora lírica e pianista. O Brasil atualmente possui a maior coleção arqueológica das Américas graças à Teresa Cristina.

Pedro doou pouco antes de sua morte muitas de suas possessões para o governo republicano brasileiro, que posteriormente foram divididas entre o Arquivo Nacional, o Museu Imperial, a Biblioteca Nacional e o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro.

Sua única condição era que esse presente fosse nomeado em homenagem a sua falecida esposa, e assim hoje ela é conhecida como a "Coleção Teresa Cristina Maria".

A coleção é registrada pela UNESCO como patrimônio da humanidade no Programa Memória do Mundo.

2 comentários:

  1. Como venho dizendo sempre : Quanto mais se lê mais se admira.

    ResponderExcluir
  2. Em 1971, os restos mortais da Princesa Isabel foram trasladados para o Brasil, em seu descanso final. Hoje, ela está sepultada na catedral de São Pedro de Alcântara, na cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro. Lá também estão seu esposo, o Conde d’Eu ,e seus pais, D. Pedro II e Teresa Cristina.

    O Mausoléu da Família Imperial fica à direita da porta principal de acesso à Catedral de São Pedro de Alcântara. O Mausoléu Imperial foi inaugurado pelo presidente Getúlio Vargas, em 1939, com achegada dos restos mortais de D. Pedro II e de D. Teresa Cristina. Foram repatriados do panteão da Igreja de São Vicente de Fora, em Portugal, em 1925, durante as comemorações do centenário de nascimento de D. Pedro II e passaram alguns anos abrigados na Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro, àquela época a Igreja de Nossa Senhora do Monte do Carmo.

    Já os restos da Princesa Isabel e do Conde d'Eu foram lá inumados na década de 1950, repatriados do cemitério da comuna francesa de Eu. Durante alguns anos os restos mortais da Princesa e do Conde d!Eu ficaram guardados também na antiga Catedral do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir