Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 9 de outubro de 2022

38 - Era do Império, Por Equipe Dom Pedro II do Brasil.


Isabel de Bragança e Orleãs, mais conhecida como princesa Isabel, ou princesa imperial do Brasil, é a personagem histórica feminina mais citada em nosso país. Era filha do imperador Dom Pedro II, da casa de Bragança, e da imperatriz consorte do Brasil, Teresa Cristina de Bourbon-Duas Sicílias. 

Sua grande notoriedade provém do fato de ter sido ela que assinou a Lei Áurea, isto é, a lei que aboliu a escravidão no Brasil. Em virtude desse gesto histórico, a princesa Isabel recebeu o título de “A Redentora”.

Pouco se sabe da herdeira de Dom Pedro II além da relação com a causa abolicionista. Por isso, selecionamos seis fatos curiosos sobre essa personagem. 

Confira nas próximas postagens.

7 comentários:

  1. Estudando a história da Monarquia Brasileira percebe-se o quanto o povo brasileiro tem pouca instrução e entendimento. As classes que mais se beneficiaram com as decisões dos monarcas são exatamente aquelas que mais se colocam contra nos dias atuais. Difícil compreender.

    ResponderExcluir
  2. Documentos confirmam sinais de santidade na vida da Princesa Isabel

    (Excertos de um artigo publicado em 14 de maio de 2012, pela ACI( Digital)

    – 1 –
    Cerca de 80.000 documentos começaram a ser analisados numa pesquisa que visa oferecer à Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, subsídios para a abertura do processo de beatificação da Princesa Isabel (1846-1921). Dom Orani João Tempesta, Arcebispo Metropolitano do Rio encarregou a tarefa de traçar um primeiro perfil biográfico da piedosa e caridosa vida da princesa ao o Prof. Hermes Rodrigues Nery, coordenador do Movimento Legislação e Vida, da Diocese de Taubaté. quem enviou um artigo à nossa redação contando as suas descobertas.

    A vida da Princesa Isabel surpreende os atuais estudiosos que, a cada dia, vão descobrindo fatos e feitos pouco conhecidos pelos brasileiros. Em uma recente entrevista o Prof. Hermes Nery explicava que "escritos da Princesa D. Isabel (cartas, diários e apontamentos) dão uma dimensão exata da sua fé católica solidíssima, e de como viveu de modo exemplar a coerência dos princípios e valores do Evangelho, tanto na vida pessoal quanto pública".

    ResponderExcluir
  3. – 2 –
    "Escritos de intelectuais e autoridades da época e mesmo durante o século XX (apesar do patrulhamento ideológico e da conspiração do silêncio que sofreu), atestam suas inúmeras qualidades e virtudes, e o quanto a sua firme adesão à fé foi um dos elementos que fizeram tantos temerem o 3º Reinado”, destacou também.

    Há relatos também do povo, de pessoas que conheceram a Princesa e receberam dela acolhida e apoio, e gestos concretos de quem soube exercer com elevada consciência a caridade cristã.
    (continua abaixo)

    ResponderExcluir
  4. – 3 –
    Prof. Rodrigues Nery ressaltou ainda: "Lembro-me, por exemplo, como ex-salesiano que sou, de que o Liceu Coração de Jesus, em São Paulo, foi construído em 1885, com auxílio da Princesa, com objetivo de oferecer aos negros libertos a oportunidade de estudar lá gratuitamente".

    "Houve na Princesa D. Isabel uma grande sintonia com a doutrina moral e social da Igreja, tão bem expressa pelo Papa Leão XIII, com quem ela se correspondia. E como São João Bosco (com quem ela se encontrou pessoalmente em Milão, em 1880), um dos sinais evidentes de sua santidade foi como suas ações estiveram tão de acordo com o que a Igreja expõe em seu Magistério, e como as consequências destas ações foram tão benéficas para toda a sociedade."

    ResponderExcluir
  5. Decorridos 132 anos da assinatura da Lei Áurea (que acabou com a escravidão no Brasil) iniciativa da Princesa Isabel, é comum no Rio de Janeiro pessoas humildes pedirem a intercessão da Princesa junto à Divina Misericórdia para solução de problemas.

    ResponderExcluir
  6. A família real do Brasil, como as diversas do mundo tinha comportamento, atitudes e posturas nobres.

    ResponderExcluir