Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 5 de julho de 2020

REFORMA URGENTE DO MERCADO - Por Antônio Gonçalo de Sousa, escritor, memorialista e historiador.

Comenta-se que o Prefeito atual de Várzea Alegre tem um plano de realizações para ser apresentado e, dentre as obras que integram o mesmo, consta a reforma do Mercado Público. Uma edificação em péssimo estado de conservação e que vem ficando cada dia em desacordo com as modernas construções privadas do seu entorno.


Por conta do irmão Duda, que tem um pequeno comércio lá, sempre visito o estabelecimento. Vejo que é lamentável o estado de conservação do local, sendo possível observar que muitas pessoas até evitam transitar ou fazer compras no mesmo, em função de sua precária condição.

Há gôndolas frigoríficas em péssimo estado; piso totalmente deteriorado; paredes com revestimento e pintura úmidas e descascadas; madeiramento e telhado em desarranjos, além de banheiros fétidos e sem a mínima sanidade.


Há dias atrás, estive conversando com um dos magarefes mais antigos do Mercado, o Sr. Zé de Jorvino, quando o mesmo afirmou que há mais de 50 anos trabalha alí e nunca viu uma situação tão desastrosa, acrescentando que os permissionários aguardam ansiosos por uma reforma que vem sendo prometida há anos.
Estaremos no aguardo...

3 comentários:

  1. Este mercado foi construído na gestão do prefeito Josué Alves Diniz - 1962 a 1966. Na época uma obra suntuosa capaz de causar orgulho e admiração a todos. Quase sessenta anos depois está obsoleta e ultrapassada. O mundo evoluiu muito especialmente no tocante a higiene e saneamento precariedade presente nos mercados públicos não só em Várzea-Alegre mas no Brasil como um todo.

    ResponderExcluir
  2. Será que privatizações desses espaços públicos não trariam mais modernidade e melhor gestão, favorecendo a população e desonerando o setor público, para investmentos e ações em áreas mais prementes?

    ResponderExcluir
  3. Antônio Gonçalo - Qualquer tentativa de mudança é válida o que não pode é continuar como está : sujo, imundo e seboso.

    ResponderExcluir