Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 27 de outubro de 2022

50 - Era do Império, Por Equipe Dom Pedro II do Brasil.

 


A indiferença com sistema por parte tanto do imperador quanto de sua filha permitiram que a descontente minoria republicana, formada principalmente por oficiais militares insubordinados e fazendeiros insatisfeitos com as medidas abolicionistas, ficasse audaciosa e de olho no centro do poder governamental. 

A abolição total da escravidão em maio de 1888 foi o golpe fatal para o Império do Brasil, a elite econômica e política do país, totalmente dependente da mão de obra cativa, debandou em peso para as facções republicanas e militares. O ano de 1889 seria decisivo.

Em 15 de novembro de 1889, o já conhecido golpe de Estado que instaurou a república destronou D. Pedro, seu governo e seu regime. O exílio e o posterior banimento foram uma humilhação desnecessária e uma afronta a sua dignidade. Ele aguentou estoicamente.

Pedro pode ser considerado um caso raríssimo de um chefe de estado que foi derrubado apesar de ser amado pela maioria esmagadora de seu povo, da admiração e aclamação internacional, de ter sido um instrumento fundamental em avançar grandes reformas sócio-econômicas de cunho liberal, de supervisionar durante um reinado de quase seis décadas uma época de incrível prosperidade e influência, e de ser considerado um governante altamente bem sucedido. 

A revolução republicana que substituiu o império levou a mais de um século de ditaduras e instabilidade política.

2 comentários:

  1. No momento em que o governo planeja criar impostos para afundar o pais no lamaçal econômica veja o que dizia Dom Pedro II no seu tempo : "Enquanto se puder reduzir a despesa, não há direito de criar novos impostos. Despesa inútil é furto à Nação".

    ResponderExcluir
  2. Com esta mensagem chegamos a 05 dezenas de postagens, depoimentos e argumentos de razoabilidades memoráveis da era do império. Compare com as turbulências da atual república podre e desmoralizada.

    ResponderExcluir