Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 2 de novembro de 2022

53 - Era do Império, Por Equipe Dom Pedro II do Brasil.


 D. Pedro II recebeu 14 mil votos na Filadélfia para a eleição Presidencial, devido sua popularidade, na época os eleitores podiam votar em qualquer pessoa nas eleições. 

Uma senhora milionária do sul, inconformada com a derrota na guerra civil americana, propôs a Pedro II anexar o sul dos Estados Unidos ao Brasil, ele respondeu literalmente com dois “Never!” bem enfáticos. 

Pedro II fez um empréstimo pessoal a um banco europeu para comprar a fazenda que abrange hoje o Parque Nacional da Tijuca. Em uma época que ninguém pensava em ecologia ou desmatamento, Pedro II mandou reflorestar toda a grande fazenda de café com mata atlântica.

Quando D. Pedro II do Brasil subiu ao trono, em 1840, 92% da população brasileira era analfabeta.

Em seu último ano de reinado, em 1889, essa porcentagem era de 56%, devido ao seu grande incentivo a educação, a construção de faculdades e, principalmente, de inúmeras escolas que tinham como modelo o excelente Colégio Pedro II.

A Imperatriz Teresa Cristina cozinhava as próprias refeições diárias da família imperial apenas com a ajuda de uma empregada (paga com o salário de Pedro II).

1880 - O Brasil era a 4º economia do Mundo e o 9º maior Império da história.

1860-1889 - A média do crescimento econômico foi de 8,81% ao ano.

1880 - Eram 14 impostos, atualmente são 98.

1850-1889 - A média da inflação foi de 1,08% ao ano.

1880 - A moeda brasileira tinha o mesmo valor do dólar e da libra esterlina.

1880 - O Brasil tinha a segunda maior e melhor marinha do Mundo, perdendo apenas para a da  Inglaterra.

1860-1889 - O Brasil foi o primeiro país da América Latina e o segundo no Mundo a ter ensino especial para deficientes auditivos e deficientes visuais.

1880 - O Brasil foi o maior construtor de estradas de ferro do Mundo, com mais de 26 mil km.

2 comentários:

  1. A imprensa era livre tanto para pregar o ideal republicano quanto para falar mal do nosso Imperador.

    ResponderExcluir
  2. Não tinha um judiciário nomeado para censurar o que não era do agrado do chefe.

    ResponderExcluir