Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 25 de agosto de 2020

A POESIA CHORA: MORREU PEDRO BANDEIRA - Por Wilton Bezerra, comentarista generalista.

Wilton Bezerra e o poeta Pedro bandeira.

A quantidade de comunicados que recebi sobre a morte do poeta violeiro Pedro Bandeira reflete o quanto ficará desfalcada a poesia nordestina. 

Ele não foi apenas um poeta-cantador. Em verdade, foi um nordestino forte e trabalhador, como poucos fizeram para engrandecer o reconhecimento da poesia nordestina. Pedro era uma planta do nosso solo árido, parte orgânica dele. 

Formava em uma galeria de craques da viola, como os irmãos Batista, Pinto do Monteiro, João Furiba e Geraldo Amâncio. Era tão presente nos acontecimentos que, certa feita, diante da demora de uma solenidade, o comunicador Dário Maia Coimbra, o “Darim”, teria dito: "Falta chegar a imprensa escrita, falada e cantada, está última representada por Pedro Bandeira”. 

O meu último encontro com Pedro Bandeira, gerou uma entrevista, em 13 de dezembro de 2018, que está no nosso canal no Youtube “Jogando na Bola”. Fui operador de rádio nos programas de Pedro Bandeira, por muito tempo. 

A poesia chora essa perda.

Um comentário:

  1. Prezado Wilton - E por falar em Dario Maia Coimbra, chegando as delegações do Lions de Juazeiro do Norte e Crato à Convenção em Quixadá o Governador de Lions do Distrito L-XV Armando Martins perguntou - Trouxeram as bandeiras? Darim respondeu Juazeiro trouxe as três. Como as três perguntou novamente o Armando. Darim respondeu : A do Lions, a do Brasil e Pedro Bandeira. Na verdade Pedro era a bandeira de Juazeiro do Norte nom segmento cultural. Grande perda.

    ResponderExcluir