Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 30 de outubro de 2020

“Sede Santos” – José Luís Lira (*)

   Nosso Deus nos deu este mandamento: “Sede santos, porque eu o vosso Pai sou santo”. Lembro-me de um tempo em que se via a santidade como algo quase inatingível. Os santos estavam mais na Europa e embora os amássemos não conhecíamos quem os conheceram ou nós mesmos não os víramos. De uns tempos este cenário mudou. Os primeiros beatos brasileiros e os primeiros santos foram mártires que vinham ao novo mundo, recém-descoberto. Sua devoção acabou sendo mais enfatizada em Portugal e em outros locais, aqui, no Brasil, pouco se divulgou. Depois tivemos um beato que aqui viveu e exerceu seu apostolado, o hoje Santo José de Anchieta. E vieram a Santa Paulina e Santo Antônio de Sant’Ana Galvão. Aqui e alhures, nesta Terra de Santa Cruz, fomos vendo o sinal da santidade entre nós. Temos uma quantidade expressiva de santos e beatos e muitos que estão a caminho do reconhecimento de sua santidade por parte da Igreja Católica Apostólica Romana. 

   Em nossa Diocese de Sobral a primeira causa que nos chamou a atenção foi a do Pe. Dr. José Antônio Maria Pereira Ibiapina (1806-1883), o Pe. Ibiapina, advogado, deputado e secretário de Estado nos tempos civis, depois sacerdote, missionário, em cuja vida encontramos as virtudes que o fizeram ter a causa de beatificação aberta na Paraíba. Depois tivemos o bispo Dom Francisco Expedito Lopes (1914-1957) que exerceu seu ministério em outras dioceses, mas, filho desta Sobral. E o tempo permitiu que Deus nos premiasse com dois sacerdotes que viveram e desenvolveram sua missão na Diocese de Sobral e cujas virtudes os levam a terem causas de beatificação e de canonização correndo em nossa Diocese Sobralense. Muitos de nós os vimos, fomos aconselhados por eles, e temos sinais de suas famas de santidade e notícias de graças e milagres alcançados por suas intercessões. 

   Nessa proximidade do dia de Todos os Santos recordo-me do Mons. Joaquim Arnóbio de Andrade (1915-1985) – Pe. Arnóbio, fundador da Congregação das Irmãs Missionárias Reparadoras do Coração de Jesus – ou, oficialmente, Servo de Deus Joaquim Arnóbio de Andrade e do Mons. Waldir Lopes de Castro (1931-2001), pároco da Paróquia de São Manuel de Marco entre 1964 e 2001, oficialmente, Servo de Deus Waldir Lopes de Castro. Ambos morreram em fama de santidade. Estes dois últimos são conhecidos nossos. Se não os vimos, conhecemos quem os viu e aproxima de nós este fenômeno tão belo da Igreja Católica, a santidade. 

  
Neste mesmo contexto, na terça-feira, 27, o Papa Francisco autorizou a Congregação das Causas dos Santos a promulgar os decretos que reconhecem o martírio da Serva de Deus Isabel Cristina Mrad Campos, morta por ódio à fé, em Juiz de Fora (MG), em 1º/09/1982, e do Irmão Roberto Giovanni, da Congregação dos Estigmatinos, paulista, falecido a 11/01/1994, aos 90 anos. Unindo-se à cearense Benigna Cardoso, criança, cuja beatificação já está autorizada, e pelas mesmas circunstâncias, aguardaremos a beatificação de Isabel Cristina, cuja primeira notícia tive por de um santo sacerdote com quem tive a graça de conviver, Mons. Antonino Cordeiro Soares, que conserva uma foto de Isabel em seu breviário. 

    Que os santos nos inspirem e junto a Deus intercedam por nossas necessidades, em especial, pelo fim da pandemia!

 (*) José Luís Lira é advogado e professor do curso de Direito da Universidade Vale do Acaraú–UVA, de Sobral (CE). Doutor em Direito e Mestre em Direito Constitucional pela Universidade Nacional de Lomas de Zamora (Argentina) e Pós-Doutor em Direito pela Universidade de Messina (Itália). É Jornalista profissional. Historiador e memorialista com mais de vinte livros publicados. Pertence a diversas entidades científicas e culturais brasileiras. 

Um comentário:

  1. Prezado Armando - Uma postagem digna de ser lida pelos cristãos. A ausência dos ensinamentos, práticas e atitudes dos santos tem levado a humanidade a esse desastre que vivemos. Muito boa e oportuna postagem.

    ResponderExcluir