Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

Para Fachin, Brasil vive marcha à ré na vida democrática - O Antagonista.

“O cenário se agrava nesse tempo pandêmico complexo, volátil, incerto e até mesmo ambíguo, no qual as palavras e os respectivos sentidos também estão ameaçados. Boatos competem com fatos. Informações falsas se produzem e incitam efeitos de concretas proporções catastróficas”, diz o artigo, publicado no Jota.

Para Fachin, “na massiva disseminação de embustes, as mentes totalitárias põem em marcha a demolição das instituições democráticas”.

“Incumbe proteger a democracia e defender a Constituição, inclusive em face da legião de silêncios daqueles que fazem ouvidos de mercador para os fracassos da democracia, a impunidade seletiva, e os baixos níveis de responsabilização de poderosos atores da cena pública, intocados pelas permissivas lacunas do sistema de justiça”, diz ainda o ministro.

Fachin diz que a morte de Teori o impediu de “observar o fluxo ainda mais aprofundado e acelerado de vozes, atos e omissões com o reprovável propósito de enfraquecer a democracia e de vergar as instituições”.

“Nesse curso de manifesto desapreço pela democracia, a apologia da truculência despiu-se de todo pudor e compostura. A memorabilia de um juiz firme e sereno lança luzes sobre esse mundo eclipsado por pesadelos sectários, desastrosos e extremistas.”

Um comentário:

  1. Essa é a grande realidade. Reconhecida por um membro da Suprema Corte, aquela que devia zelar pela democracia.

    O ministro sabe que parte da corte faz parte do conluio formado por autoridades dos três poderes para destruir a democracia e promover a desordem e a impunidade.

    ResponderExcluir