Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 8 de março de 2021

Bolsonaro reforça papel de inimigo número um da Lava Jato - Por Jorge Barbosa Pontes.

Hoje em dia deve estar muito difícil para os apoiadores - pensantes - do presidente Bolsonaro ainda acreditarem na sua agenda anticorrupção.

Transcorrido quase um ano do desembarque de Sergio Moro do governo, seguiu-se uma sequência de posturas, por parte de Bolsonaro, frontalmente contrárias ao bom enfrentamento do flagelo que mais incomoda a sociedade brasileira, e cuja bandeira de “combate sem tréguas” foi justamente o que o levou ao Planalto em 2018. 

Bolsonaro apoiou abertamente a eleição de Artur Lira para a presidência da Câmara dos Deputados, mesmo conhecendo sua condição de líder do fisiológico Centrão e de réu em dois processos criminais em curso no Supremo Tribunal Federal, sendo um por corrupção e outro por lavagem de dinheiro.

O Congresso e a pseudo elite política que comanda o país, com representantes de todas as matizes ideológicas, esqueceram suas diferenças e uniram-se em torno de um só objetivo: enterrar a Operação Lava Jato, anular seus efeitos, retroceder com suas conquistas e, principalmente, nocautear aqueles que a operaram e que de alguma forma a simbolizam.

Escolhas equivocadas como a de Augusto Aras para a Procuradoria Geral da República, e a de Kassio Nunes para o Supremo Tribunal Federal - e as medidas e decisões por eles tomadas desde suas posses - corroboram com a convicção de que o bolsonarismo é hoje o maior adversário da Lava Jato.

Vivemos um momento bastante complicado, que o Professor americano Edgardo Buscaglia, da Columbia Law School, de Nova York, chama de *contra-reformas mafiosas*, e a economista Maria Cristina Pinotti, coautora e organizadora da obra *Corrupção: Operação Mãos Limpas e Lava Jato*, chama de *refluxo*, popularmente conhecida como “fase do abafa”, conforme os especialistas que estudam a *teoria da corrupção*, como fenômeno político e das relações institucionais e humanas, em diversos países

O fortalecimento e empoderamento do Centrão, as tentativas de desmonte da Lava Jato e o aparelhamento de órgãos controladores e de setores do Judiciário, apontam para um objetivo final que seria - absurdamente - a própria *legalização da corrupção*, a ser obtida com a paulatina desconstrução e enfraquecimento dos arcabouços legais e institucionais que deram suporte à obtenção dos resultados da Lava Jato, como bem colocou Maria Cristina Pinotti.

Trata-se, contudo, de tarefa inglória, pois como já dissemos algumas vezes, a Lava Jato é um patrimônio imaterial da sociedade brasileira, tratando-se de grandeza de natureza abstrata e inatingível, pois se consubstancia na própria consciência de que somos roubados dia e noite, há décadas, por segmentos da nossa “elite” política. 

Esse conhecimento só perderíamos se lograssem apagar as nossas memórias.

2 comentários:

  1. Nunca vi tantas verdades. Bolsonaro se converteu na vergonha do Mundo. É um fracasso em todos os segmentos da vida do país.

    ResponderExcluir
  2. Julgo que o mais importante é o país não baixar a guarda, pois o perigoso mesmo é a esquerda voltar ao poder.

    ResponderExcluir