Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 28 de março de 2021

Imperatriz Dona Thereza Christina– A Mãe dos Brasileiros

   A Imperatriz Dona Thereza Christina se adaptou rapidamente ao Brasil. Seu completo alheamento em relação à política, sua generosidade para com os necessitados, seu sorriso terno e bondoso e o trato sempre amável ganharam a admiração de nosso povo. Sua Majestade se tornou a “Mãe dos Brasileiros”, a senhora mais popular e respeitada em todo o Império.

    Mas para que a auréola de sua esposa não fosse trocada por uma coroa de espinhos, o Imperador Dom Pedro II a aconselhou, com prudência e sabedoria, a limitar-se à sua dupla missão de esposa e mãe, e que nunca atendesse a pedidos de favores de quem quer que fosse, pois para cada pretendente servido, haveria dúzias e centenas de pretensões malogradas.

    A Imperatriz assim procedeu, e sempre que se atreviam a importuná-la com pedidos, sua resposta era:
– Isso é lá com o Imperador.

Fonte: Leopoldo Bibiano Xavier no seu livro “Revivendo o Brasil-Império”. 1ª ed. São Paulo: Artpress, 1991, página 159.


Um comentário:

  1. Prezado Armando.

    Um dia você aprende a sutil diferença.

    Aprende que há mais dos seus pais em você do que você supunha. Aprende que nunca se deve dizer a uma criança que sonhos são bobagens, poucas coisas são tão humilhantes e seria uma tragédia se ela acreditasse nisso.

    Aprende que quando está com raiva tem o direito de estar com raiva, mas isso não te dá o direito de ser cruel.

    Descobre que só porque alguém não o ama do jeito que você quer que ame, não significa que esse alguém não o ama, com tudo o que pode, pois existem pessoas que nos amam, mas simplesmente não sabem como demonstrar ou viver isso.

    O problema é que hoje resta pouco de Dona Tereza Cristina, a mãe dos brasileiros.

    ResponderExcluir