Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 1 de março de 2021

Sonho do Imperador Dom Pedro II de trazer as águas do Rio São Francisco para o Ceará será realidade dentro de 20 dias

O jornal “Diário do Nordeste”, de Fortaleza (CE), edição de 1º de março de 2021, traz uma matéria da lavra do jornalista Egídio Serpa, cujos excertos reproduzimos abaixo:

Em 20 dias, águas do S. Francisco chegarão ao açude Castanhão - Egídio Serpa 

     "Esta coluna transmite, em primeira mão, a melhor notícia do ano para os pequenos, médios e grandes produtores cearenses da agropecuária, localizados na região do Baixo Jaguaribe: Dentro de 20 dias, as águas do rio São Francisco chegarão ao seu destino no Ceará - o açude Castanhão, tornando realidade um sonho nascido no império. O sonho do Imperador Dom Pedro II, sonhado no Século 19, torna-se agora realidade, sendo, porém, apenas o início de um empreendimento que tem, ainda, graves dificuldades a enfrentar, a começar pelo alto custo de sua gestão, operação e manutenção, ainda não definido. 

     Hoje, primeiro de março, a Secretaria de Recursos Hídricos (SRH) do Governo do Estado, em comum acordo com o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), abre as comportas do Cinturão das Águas do Ceará (CAC) com o que o caudal líquido, que se inicia na barragem do Jati e que foi acumulado nos últimos 40 dias, ganhe, por gravidade, a direção dos rios e riachos que as levarão ao maior açude do Nordeste Ocidental. 

       A viagem das águas começa hoje no CAC, depois ganhará o leito do Riacho Seco, em seguida o do Rio Batateiras, que desce do Crato, e mais adiante o Riacho dos Porcos que as levará até o Rio Salgado, que desagua no Rio Jaguaribe que, à jusante, é barrado pelo Castanhão. 

       A viagem será rápida porque todos esses rios e riachos estão cheios, incluindo o Salgado e o Jaguaribe. Teremos, então, um fenômeno que o sertanejo e seu conhecimento empírico denominam de 'água transportando água’. Em mais 20 dias, as águas do rio São Francisco chegarão ao Castanhão”, disse ontem à coluna uma alta fonte da SRH”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário