Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 3 de abril de 2024

Crônicas e contos - Por Antônio Morais.


Dr. Heldon Cariri.

Eram admiráveis a paciência, a calma e a lhaneza no trato com que Dr. Heldon Cariri abordava os pacientes diante dos seus problemas.

Certa feita, eu levei um morador com uma filha que precisava de atenção médica. Depois de examiná-la a mocinha se retirou do consultorio e Dr. Heldon falou para o pai : "sua filha está gravida". 

Esta informação naquela época para um sertanejo, diante do preconceito e ameaça de ter uma filha mãe solteira não podia ser pior. 

O homem respondeu com a voz embargada - "Vou matar ela e o cabra safado que fez isto"!

Dr. Heldon perguntou educadamente : O senhor já foi preso?

Não senhor. 

O senhor já pensou ser preso, ser privado de sua liberdade e carregar o remorso de ter assassinado uma pessoa, seu neto e a sua próprio filha?

O homem descontraiu os musculos da face, voltou a viver, nos retiramos do consultório e de volta pra casa eu falei para ele - "Nunca esqueça as palavras do médico".

Diferentemente, outro morador não teve a mesma sorte. Procurou um médico na cidade do Potengi, com um problema de manchas na pele, doença de fácil tratamento que não representava nenhum risco para ele ou para os outros. 

Bastava seguir a orientação da ciência e procurar a medicação gratuita no posto de saúde do município e o problema estava resolvido. 

O médico que não me lembro o nome e não o conheci, era de Juazeiro do Norte e prestava serviços naquela cidade, olhou para o paciente de soslaio e afirmou de modo "descuidado e com desprezo" : "Você está com lepra"!

Ao retornar para casa, o sertanejo apanhou a espingarda e cometeu suicidio, deixando a mulher viúva e três filhos na orfandade.

A medicina é uma atividade sublime e divina quando conduzida com fraternidade e humanismo, o médico é um servo de Deus.

Um comentário:

  1. "A vida do ser humano deve ser ornada de todas as virtudes, para que corresponda o interior ao que por fora veem os homens.

    E com razão, ainda mais perfeita deve ser no interior do que por fora parece, pois lá penetra o olhar perscrutador de Deus, a quem devemos suma reverência, em qualquer lugar onde estivermos, e em cuja presença cumpre andar com pureza angélica".

    ResponderExcluir