Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 24 de novembro de 2021

Sábado próximo, 27 de novembro, será lançado na Praça Siqueira Campos o novo número de Itaytera

 O Instituto Cultural do Cariri lançará no próximo sábado, 27 de novembro, às 9 horas da manhã – na Praça Siqueira Campos – a edição de 2021, de nº 50, da revista Itaytera. Na ocasião serão lembradas personalidades – ligadas ao Cariri –, que tiveram seus centenários de nascimento comemorados neste 2021.

Um deles é Denizard Macedo

     Prof. Denizard Macedo

       Dentre os que completaram 100 anos de nascimento, uma dessas personalidades é José Denizard Macedo de Alcântara. O historiador Licínio Nunes de Miranda, neto de Denizard, postou o seguinte comentário sobre “ o centenário de nascimento do seu avô.

     "Hoje, 1º de setembro de 2021, José Denizard Macêdo de Alcântara completaria cem anos. (...) Nascido no Crato, Denizard estudou no Liceu do Ceará, fez o curso de Ciências Econômicas e, posteriormente, doutorado na mesma área. Sua formação intelectual se baseou nos ensinamentos de grandes pensadores antigos, estrangeiros e nacionais (...)

     Ainda assim, por mérito e esforço próprios, foi vereador em Fortaleza, vice-reitor da UFC, secretário de cultura do Ceará, membro do Instituto do Ceará e da Academia Cearense de Letras, para citar alguns exemplos.

      Contudo, foi no magistério que Denizard se realizou, sendo professor em numerosas instituições de ensino, nas quais educou, e não doutrinou, várias gerações de cearenses. Fez isto em conjunto com a criação dos filhos e dos sobrinhos órfãos, sendo também esposo dedicado à Eliana Porto Sampaio, até falecer de infarto em 11 de novembro de 1983. O escritor Cláudio Martins o definiu como um “amigo incomum, esbanjador de talento, soldado de corajosas e arriscadas batalhas, ideólogo sem tergiversação mínima, senhor dos caminhos retilíneos, pai exemplar, cidadão de raras virtudes cívicas”.

Texto escrito pelo historiador Licínio Nunes de Miranda

2 comentários:

  1. A cultura do Crato sempre muita elevada. Sempre cultivada por nomes de extraordinario valor cultural e literário. Parabens a Revista Itaytera novo lançamento.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns aos idealizadores e também aos leitores dessa revista que tão bem representa a cultura, a convivência social e a dinâmica econômia do Cariri.

    ResponderExcluir