Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 9 de novembro de 2021

Vem aí o feriado de 15 de Novembro...-- por Armando Lopes Rafael

 

Crato tem “tradição republicana”, certo?... errado! 

    Hoje analisaremos esta falácia. A segunda-feira próxima – 15 de novembro de 2021 – assinalará os 132 anos do golpe que implantou a república no Brasil. E qual é a falácia?  A de que a cidade do Crato possui “tradição republicana(SIC). Vá lá! Todo povo tem direito a alguns “ôba-ôbas”. Crato também tem. Mas esse “ôba-ôba”  não parte do povo cratense, pois o  povo “não está nem aí” para o feriado de 15 de Novembro. A falácia vem de uma minoria de pessoas, já na ancianidade. Ou seja, é oriunda da minoria de parte da população cratense avançada nos anos.

     Mas o fato é que -- vez por outra --, ouvimos alguém alardear a falsa “tradição republicana” de Crato. Que nunca existiu no passado. Nem existe nos tempos atuais. Trata-se de um devaneio...  Começo por lembrar que o aniversário do golpe que implantou a república nunca foi comemorado em Crato. Nesta cidade o povo comemora muitas datas: 7 de setembro, 21 de Junho, 1º de setembro (Nossa Senhora da Penha), 19 de março (São José). Também festeja as datas de outros santos como São Francisco, São João, São Pedro... Agora, “comemoração” no dia 15 de Novembro – data da “Proclamação da República” – nunca se viu.

     E por que isso acontece? Ora,  Crato, durante 149 anos viveu sob a monarquia (de 1740 quando foi fundado, até 1889 quando uma minoria de oficiais militares empurrou goela abaixo da população a forma de governo republicana). Não se apaga facilmente um século e meio na vida de um povo.  Tanto isso é verdade que, ainda hoje, quando o povo reconhece méritos ou qualidades acima do comum – em certas pessoas – costuma dar-lhe o título de “Rei”. Por isso tivemos ou temos: “O Rei Pelé”, “O Rei Roberto Carlos”, “O Rei do Baião” etc. E o que dizer dos concursos que se realizam para escolha da “Rainha do Colégio”, “Rainha da Exposição”? e de nomes de lojas como “O Rei da Feijoada”, “O Império das Tintas”? Ou nomes por demais conhecidos como “Cidade Princesa do Cariri”, “Imperatriz do Crato (sua Padroeira, Nossa Senhora da Penha), “Rádio Princesa FM”, “Colégio Pequeno Príncipe”?etc.etc.

     Portanto, é um mito sem consistência essa alardeada “tradição republicana” de Crato. Precisamos ter coragem para proclamar isto, pois ela não reflete a realidade. Ainda não se conseguiu sensibilizar as camadas populares para comemorar, em Crato, o golpe militar que impôs no Brasil essa fracassada República. Sempre foi assim. Assim sempre será.

      Mais uma vez, o próximo 15 de novembro terá repartições públicas e escolas fechadas. Mas pouquíssimas pessoas saberão explicar a razão desse inopinado feriado...

Um comentário: