Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

SIMULAÇÃO DESMORALIZA O FUTEBOL - Por Wilton Bezerra, comentarista generalista.

 


Na terra Brasilis, quando surge uma lei, é coisa "muito nossa" tentar burlá-la.

Lembra aquela posição dos Coronel Chico Heráclito, do Limoeiro, velho chefe da política pernambucana: "A leis moles a gente passa por cima. As leis duras a gente passa por baixo".

É triste, quando o péssimo hábito da desobediência e da malandragem errada chega ao futebol. Mais do que buscar tirar a autoridade do apitador, com reclamações desrespeitosas, jogadores aplicam de maneira abusiva o expediente deplorável da simulação.

Uma vergonha o que fazem. Ao receber uma bolada no peito, jogadores levam a mão ao rosto. O gesto da simulação é igual: mão no rosto, mesmo que uma pancada atinja outra parte do corpo. Quando a pancada é verdadeira, acrescente-se.

Essa desmoralização se espalhou como um vírus.

O ápice dessa nódoa se deu na decisão da Libertadores, entre Palmeiras e Flamengo. O juiz Nestor Pitana, em um gesto camarada, deu um leve toque no corpo do atacante Deyverson, do alviverde. Foi o suficiente para o jogador desabar, simulando uma "falta do árbitro" sobre ele.

Falta de caráter que depõe mal contra o futebol. Não se surpreendam se, daqui a pouco, árbitros, bandeirinhas e gandulas entrarem nessa onda desmoralizante da simulação.

Sim, porque não se toma nenhuma providência contra essa falta de respeito.

Um comentário:

  1. Você tem toda razão amigo Wilton. Não se via essas atitudes de um Mauro Ramos de Oliveira, Zito, Bilton Santos, Zagalo e tantos outros que conhecemos atraves da historia.

    ResponderExcluir