Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 12 de fevereiro de 2022

Não há Terceira Via sem Moro - Por Diogo Mainardi.

 

A Terceira Via é Sergio Moro. É uma via estreita, mas não surgiu outra. Ele não sobe nas pesquisas – e, desse jeito, não vai subir – porque está totalmente isolado. 

O grupelho que, no ano passado, prometia apoiar o candidato que estivesse à frente nas pesquisas evaporou. A União Brasil passou a perna em Luiz Henrique Mandetta; o Novo chutou João Amoêdo; Luciano Huck foi ganhar mais uma montanha de dinheiro na TV; João Doria implodiu o PSDB para vencer as prévias e, agora, corre o risco de sofrer um golpe em julho; Eduardo Leite é o preferido dos golpistas tucanos; Paulo Hartung manobra com Gilberto Kassab; Simone Tebet está num partido que já se acertou com Lula. 

Os caciques que boicotam Moro o acusam de não saber fazer política. Sim, é um defeito de sua candidatura, mas é também sua maior virtude. O fato de ter desmontado a maior quadrilha de todos os tempos pesa um bocado na ojeriza que ele provoca na turma do DEM, por exemplo. 

Mas o que dizer dos outros candidatos da Terceira Via, que estão tão isolados quanto Moro? Eles também não sabem fazer política? Ou os interesses partidários sufocaram as questões nacionais?

Os nomes da Terceira Via, somados, teriam hoje uns 15% nas pesquisas. Mas é claro que, com o empenho de todos, o candidato unitário teria a chance de crescer durante a campanha. 

Para chegar ao segundo turno, ele teria de roubar votos do adversário mais vulnerável, que é Jair Bolsonaro. De fato, se o sociopata estivesse no lugar de Lula, com mais de 40% do eleitorado, Moro não seria a melhor alternativa para a Terceira Via. Com o derretimento irreversível de Bolsonaro, porém, ele é.

A campanha de Moro é um desastre. Isso é inegável. A Crusoé, na semana passada, mostrou exatamente o que não funciona. Seu partido, o Podemos, é pior ainda, porque sabota todas as tentativas de consertar os erros. 

A Terceira Via tem uma única possibilidade: trancar seus líderes numa saleta e jogar a chave fora, até que eles não cheguem a um acordo, que passa necessariamente por Moro, porque só ele tem votos. 

A via é estreita, mas ainda não fechou.  

Um comentário:

  1. Não há terceira via alguma. Todos sabem que é melhor se encostar no Lula. Lula é vendido e, quem ficar do lado dele receberá sempre uma beradinha.

    ResponderExcluir