Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 6 de fevereiro de 2022

QUIXADÁ - TERRA DA GALINHA CHOCA - Por Antônio Gonçalo de Sousa.

 


Quixadá é um lugar abençoado para mim, que morei e trabalhei lá por 13 anos. Ainda me sinto um habitante do lugar, onde tenho uma filha residindo e volto sempre para rever as maravilhas e amigos da terrinha da "galinha choca". 

Vale registrar que, antes de morar em Quixadá, já tinha uma relação boa com o lugar, pois, quando trabalhei em Quixeramobim, visitava clientes do Banco que tinham propriedades naquele município.

Á época, a agropecuária já despontava bem naquela região, especialmente com a cultura do algodão e criação de bovinos e ovinos-caprinos. A minha função no trabalho propiciada conhecer de perto as atividades do município e circunvizinhanças. Julgo que isso me ajudou a ter uma afeição forte pelo lugar, cuja natureza lhe emprestou paisagens incomuns. 

Lembro bem da minha admiração com os efeitos naturais, mas também, com as enormes quantidades de animais que participavam das feiras e exposições. Juntamente com os colegas Ricardo Leite e Arilo, participei muitas vezes como técnico avaliador nos eventos da EXPOCECE.

Apesar do fracasso na cultura do algodão, que foi extinta com a chegada do "bicudo", a bovinocultura leiteira teve um impulso forte na região. Lamentavelmente, a falta de assistência técnica e os "ladrões" estão quase que inviabilizando a criação de ovinos-caprinos. Felizmente, as maravilhas da paisagem ainda permanecem intactas e bonitas para apreciação dos moradores e visitantes.

2 comentários:

  1. Prezado Antonio - Não é possivel postar a video no Blog. Mas, esta foto identifica muito bem a cidade. Disponha sempre do amigo e do Blog. Conhece-se a indole do homem pela gratidão que ele sente pelos lugares onde viveu parte de sua vida. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Tenho um apreço enorme por Quixadá e sua gente. Foi naquele sertão que exerci trabalho de campo como técnico do BNB.

    ResponderExcluir