Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 17 de maio de 2022

LIBERA OU PROÍBE O SHORTINHO? - Por Antônio Gonçalo de Sousa.

 

Não é preciso ser ingênuo para entender que alguns fatores sociais, econômicos  e culturais mudam ao longo do tempo. Notório é entender também que respeito e costume devem se somar e não dividir. As últimas gerações têm passado por transformações importantes, mas há um sentimento de que alguns modismos querem ser enfiados na sociedade de goela abaixo. 

Nas redes sociais há um fato novo que vem circulando causado por alunas de um estabelecimento de ensino de um estado do sul do país, que querem usar shortinho curto dentro da escola.  A celeuma criou maior alvorosso pelo fato de uma delas ter sido tirada de dentro da sala de aula. 

A proibição do Short curto em algumas escolas é porque em todo lugar que frequentamos há um código de vestimenta. Não se vai a um casamento de camisa regata e chinelo, do mesmo modo que não é costume irmos à praia de smoking. O respeito à etiqueta, por mais que em alguns casos seja enfadonho, deixa claro que alguém não vai a uma audiência em um tribunal usando biquini.

Devemos usar roupas condizentes com a ocasião. E a escola deve ser um lugar de aprendizado e não de exibição. Inclusive, lembremos que por ocasião da matrícula escolar pais e/ou responsáveis assinam, dentre outras coisas, termos de convivência e responsabilidade, onde consta código de conduta para a respectiva dependência da unidade escolar.

Por fim, seria bom que os jovens entendessem que, às vezes, é ruim seguir normas de bom senso e respeito. Mas nem todas as regras são injustas apenas pelo fato de não gostarmos delas. Como pais, também temos obrigação de repassamos aos "pimpolhos" que, na vida, na escola e no mercado de trabalho temos que conviver e aprender com as diferenças.

3 comentários:

  1. Prezado amigo.

    Não foi possível copiar do imail, mas transcrevi do seu face. Como sabes estou bloqueado. Sugiro enviar pelo messenger "Pedrinho Sanharol". Disponha sempre.

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Esse é só um exemplo de desrespeito aos costumes e à lei que alguns jovens cometem. Podemos citar também: pixações em locais públicos, emissão de som alto em "paredões", ocupação de espaços dedicados a idosos...etc...etc.
    E faço uma indagação: Alguém acha qye a alyna que usa chortinho curto é uma das primeiras da classe?

    ResponderExcluir