Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 22 de julho de 2022

"D. Pedro II governou o Brasil de 23 de Julho de 1840 até 15 de Novembro de 1889 - Postagem do Antônio Morais.

Foram 49 anos, três meses e 22 dias, quase meio século. Ele assumiu o poder quando tinha menos de quinze anos de idade durante uma fase turbulenta na vida nacional quando o Rio Grande do Sul era uma república independente, o Maranhão enfrentava a revolta da Balaiada, a sangrenta guerra da Cabanagem no Pará mal tinha acabado, e a Inglaterra ameaçava o país com uma retaliação pelo tráfego de escravos. 

Ele foi deposto e exilado aos 65 anos de idade, deixando uma nação consolidada, tendo abolido o comércio de escravos e tendo estabelecido as fundações de um sistema representativo, graças a eleições ininterruptas e grande liberdade de imprensa. 

Pela longevidade de seu governo e as transformações que ocorreram ao longo de seu curso, nenhum outro Chefe de Estado marcou mais profundamente a história da nação"

5 comentários:

  1. Pena que existia também naqueles velhos tempos um Deodoro da Fonseca para depor um sistema de governo decente e implantar outro que ao longo do tempo foi apodrecendo até chegar no que está a vistas a olho nu. A degradação de uma nação, de um povo. Não se sabe quem é pior quem governa ou quem é governado.

    ResponderExcluir
  2. Antônio Morais vem pesquisando e fazendo excelente trabalho de resgate do período monárquico brasileiro. Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Realmente, ao tempo que exerceu o poder, o Imperador Dom Pedro II marcou de forma definitiva a história do Brasil, no que diz respeito ao progresso, seriedade, honestidade e competência na arte de governar. Nosso melhor administrador público em toda a existência do Brasil.

    ResponderExcluir
  4. Imagine se um político atual tivesse condição de passar 49 anos o poder o quanto ele roubaria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado amigo Antônio Gonçalo : A história sustenta que ainda na monarquia foi a presentado ao Dom Pedro II um projeto que propunha dividir o estado do Pará em dois. O imperador pediu a opinião do seu conselheiro José Bonifácio de Andrada e Silva que respondeu - Majestade é mais fácil fiscalizar um ladrão do que dois!

      Excluir