Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 7 de agosto de 2022

Minha gratidão "In memoria" - Por Antônio Morais

Manuel Batista Vieira, professor Vieirinha. 

No dia 25 de Fevereiro de 1969, sair de minha cidade Várzea-Alegre para o Crato no ônibus de Seu Totô.

Trazia no bolso da camisa uma carta do meu pai para Vieirinha, era assim que ele chamava na intimidade conterrâneo. Solicitando a minha matricula no Colégio Estadual Wilson Gonçalves do qual Vieira era diretor.  

Encontrei o Vieira na Livraria Católica sentado em cima do balcão conversando com José do Vale enquanto José Vieira, seu  irmão recebia e conferia uns livros.

Entreguei a carta, ele retirou do envelope, leu, colocou novamente e escreveu no verso do envelope : Faça-se! Mandou-me procurar Zuleide na secretaria do colégio.

Iniciava-se ali uma grande amizade. Como aluno e depois como amigo sempre o vi com os olhos de um filho e, acho que havia uma grande reciprocidade, ele me via com os olhos de um pai.

A minha amizade com o Velho Vieira passou  para os filhos José Flávio, Vicente e Luciano. 

Do Vieira eu guardo as melhores lembranças, muita gratidão, reconhecimento e saudade.

3 comentários:

  1. A mão escreve aquilo do que o coração está cheio!

    ResponderExcluir
  2. Vieirinha, grande professor. Excelente figura humana.

    ResponderExcluir
  3. Ola! Poderia disponibilizar esta foto para que eu possa incluir o nome do professor na minha exposição sobre História da educação em Crato

    ResponderExcluir