Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 6 de janeiro de 2023

Reminicências de um tempo feliz - Por Pedrinho Sanharol.



Ao visitar minha terra natal, vi com tristeza na alma, o quanto a minha cidade - se modificou nessas últimas décadas.

É verdade que se passaram vários anos e as marcas do tempo a deixaram inconfundível.

A cidade como é natural, cresceu, e as pessoas que hoje a habitam são outras, e os hábitos também. 

Para mim, além dessa crucial realidade, a cidade perdeu a magia e o seu atrativo. Está literalmente desarrumada, e o que é pior, conta, presentemente, com uma quantidade excessiva de motocicletas que além de tumultuá-la, ocupam desordenadamente todos os seus espaços, tanto nas ruas, quanto nas praças, vindo a causar, sem medo de errar, desarmonia e desassossego.

Suas praças e prédios, antes majestosos para nós, parecem até que deixaram de ter vida, perderam o brilho e a cor, razão que tem  nos levado tantas vezes a indagar - Cadê!

Trista de uma cidade que não luta e nem sabe preservar a riquesa que representa seu patrimônio histórico, incluindo-se, neste contexto, seus prédios, praças e monumentos.

Francisco Pedro de Oliveira.

Um comentário:

  1. Há décadas atrás era inimaginável ver esta praça vazia de encanto, alegrias e de gente como mostra a foto.

    ResponderExcluir