Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 18 de janeiro de 2023

Retalhos do Passado - Por Pedrinho Sanharol.

 

Às vezes mergulho temeroso nas águas turvas do presente, no mundo triste, conturbado e violento e chego até o fundo, nas águas cristalinas do passado e passo a lembrar detalhes da minha infância vivida no sertão, onde tudo eram flores coloridas de diversas matizes.

Lembro-me da casa velha. Na sua lateral, existiam três pés de azeitonas, que davam frutos pequenos e roxos, atração dos galos de campina, sanhaços e sabiás que faziam a festa, quebrando com sonoros e encantos gorgeios, a monotonia de uma tarde ensolarada no sertão.

Na eira se acumulavam cascas de laranja da terra a secarem ao sol sendo preparadas, cuidadosamente,  para serem transformadas, mais tarde, em medicamentos caseiros ou em farmácias homeopática. 

Da goma e da mandioca  que, também, ficavam exposto ao sol, sendo que a mandioca, depois de seca,  tinha utilidade e servia de ração para gado e porcos.

Recordo-me do tanque, atrás da casa velha que tinha sua serventia, inclusive, era útil até como piscina para nossos banhos num dia de  muita chuva e calor, bem como, do tanque que ficava ao lado dos pés de siriguélas  e só era cheio uma vez por semana, com as aguas do açude trazidas pelas lavadas.

Era ali a morada dos sapos e rãs que, após as noites agitadas do inverno, coaxavam interminavelmente, perturbando, muitas vezes, a serenidade da noite clara, iluminada pela lua cheia.

Francisco Pedro de Oliveira.

2 comentários:

  1. O saudosista se alimenta de lembranças. Rebusca o passado e revive tudo novamente como se fosse a primeira vez. Eu sou saudosista e isso não me causa nenhum prejuízo.

    ResponderExcluir
  2. Chico Pedro Cratense Autêntico, sempre enaltecendo sua terra Natal, grande Amigo.
    Fernando Callou. Crato, 22 de jJaneiro 2023.
    Crato , 22de
    Crato,
    Crato

    ResponderExcluir