Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 10 de agosto de 2023

Um varzealegrense ilustre e esquecido - Por Antonio Morais.

Pedro Bezerra da Costa, Pedro Costa, filho de Leonarda Bezerra do Vale e José Alves Bezerra, José da Costa do São Cosme.  Casado com  Maria Linda do Amor Divino,  Mariinha, ela  viúva de João Alves Bezerra, João da Costa do São Cosme.

Pedro Costa se caracterizava pela capacidade de fazer amizades e conservá-las. Um homem corajoso, destemido, valente, caridoso e amigo.

Várzea-Alegre  costuma esquecer seus filhos ilustres, Pedro Costa é um deles, não é lembrado com o devido respeito e valor que teve no seu tempo.  

Enfrentou a politica dos coronéis, do  bacamarte, rifle e fuzil.

O que mais lhe marcou a vida foi o seu espírito de humanidade. Em 1932, famílias se desgarravam dos sertões do nordeste na tentativa de sobreviver a fome. Uma delas, de passagem  por sua fazenda, um casal de filhos despidos, o homem só com as vestes inferiores, e a mulher com os braços cobrindo os seios. Ele serviu alimentos a base de coalhada para todos.

Ele foi até a cerca que servia de varal para estender roupas e apanhou um vestido de sua esposa e deu a transeunte.

Deus foi generoso com ele, quando a esposa sentiu falta do vestido disse :  Pedro, a vaca comeu o meu melhor vestido!

Várzea-Alegre não cuida da memória e história de seus filhos ilustres. Está se tornando uma cidade sem passado, quando vai perceber que  quem não tem passado também não terá futuro.

2 comentários:

  1. Pedro Costa e Jorge Siebra. Dois destemidos e corajosos. Enfrentaram o mandonismo dos coronéis de antanho sempre em defesa do direito dos menos favorecidos. Precisam ser lembrados.

    ResponderExcluir
  2. Ainda bem, que Varzea Alegre, lhe teve, para sozinho trazer a todos, toda sua historia pregressa.

    ResponderExcluir