Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 5 de maio de 2023

COM E SEM BOLA - Por Wilton Bezerra - Comentarista generalista.

Concordo que, no futebol que se joga hoje, as funções táticas são primordiais.

Em passado não muito distante, com mais espaços e jogadores de alta qualidade, o futebol era mais bonito de se ver.

Nei Conceição, craque-filósofo, é quem afirma: "O futebol atual devia ser menos atual".

A serviço de esquemas, todo jogador tem uma função. Sem a bola, depois de uma ofensiva, um retorno de 30 metros para recompor a marcação.

De outra forma, pressão na saída de bola do adversário, com marcação alta ou perseguição direta ao condutor da jogada. A escolher.

Com a bola, a coisa toda muda. Ao jogador: dar asas à sua imaginação. Não tem ensaio que substitua a capacidade individual.

Buscar o protagonismo, alojar o maior número de jogadores no ataque, sem abrir mão de uma alternância de jogo.

Há treinadores que julgam cumpridas suas obrigações, quando colocam seus times no ataque. O resto é com o jogador. Bem pensado.

Continuo achando possível celebrar um bom futebol, a despeito da rigidez e velocidade do protagonismo coletivo.

Um comentário:

  1. Quem assistia Gilson Magazine, Joãozinho, Lino e outros pela seleção de Juazeiro e Chico Curto, Netinho, Pangaré pelo Crato tem a certeza que a tática desaparece quando é superada pelo craque.

    ResponderExcluir