Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 24 de maio de 2023

Juíza Gabriela Hardt reassume Lava Jato - Revista Oeste.

A decisão foi tomada depois do afastamento de Eduardo Appio pela Corregedoria do TRF-4

Com o afastamento do juiz Eduardo Appio da 13ª Vara Federal Criminal de Curitiba, a juíza Gabriela Hardt assumiu a condução dos processos da Operação Lava Jato, pelo menos temporariamente. Appio foi afastado pela Corregedoria do Tribunal Federal Regional da 4ª Região (TRF-4) depois que uma investigação interna mostrou que ele teria utilizado dados restritos do sistema da Justiça Federal e feito uma ligação para intimidar o filho do desembargador Marcelo Malucelli.

Gabriela já esteve à frente da operação, como uma espécie de juíza substituta, e já atuou ao lado dos antecessores da Lava Jato: Sergio Moro (União-PR), ex-juiz e atual senador, e Luiz Antonio Bonat, promovido a desembargador no TRF-4.

Enquanto permanece no cargo, Gabriela já proferiu um despacho na Lava Jato. Na manhã desta terça-feira, 23, ela determinou que o Ministério Público Federal se manifeste acerca da decisão de Appio de mandar a Polícia Federal apurar a escuta ilegal encontrada na cela do doleiro Alberto Youssef à época em que ele esteve preso na carceragem da corporação em Curitiba.

Em passagem anterior como titular da Lava Jato, Gabriela proferiu sentença no processo do sítio de Atibaia, na qual condenou o então ex-presidente Lula a 12 anos e 11 meses de prisão. A decisão foi mantida no TRF-4, mas anulada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que reconheceu a suspeição de Moro para analisar processos envolvendo o presidente.

A passagem de Gabriela pela 13ª Vara deve ser temporária, no entanto. Ela atualmente participa de um procedimento interno de remoção: seu objetivo primeiro é atuar em outros juízos, fora de Curitiba. Mas o processo ainda está em trâmite.

A investigação do TRF-4 sobre Appio não tem data para terminar. Ao determinar o afastamento cautelar do magistrado, a Corregedoria deu 15 dias para que ele apresente defesa prévia. 

Um comentário: