Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 23 de junho de 2023

O COPOM E A TAXA SELIC - Por Antonio Gonçalo.

Os políticos e a mídia, embora entendam pouco ou quase nada de macro-economia, estão sempre tentando opinar (ou acertar) sobre o que deve ser feito para o controle da inflação, câmbio, teto de gastos etc. No rol de culpados, o presidente do BACEN é a "bola da vez" para o governo e seguidores do chefe sabichão que sabe tudo, o Lula!

A decisão do COPOM é colegiada, mas centralizam as críticas negativas no presidente daquele órgão, Roberto Campos Neto que, bem sabemos, se não tivesse o tempo de mandato definido em lei, já teria sido demitido do cargo há muito tempo. 

Impressionante a inocência desses críticos! Pois, todo o mercado financeiro, já bem antes da reunião do COPOM, falava que o corte da taxa Selic, se houvesse a curto prazo, ocorreria em agosto próximo. Por que então a surpresa, agora que o índice foi mantido em 13,75%? Sabe-se que pelo menos o ex-ministro Henrique Meireles se manifestou favorável à essa última decisão do Colegiado. 

Não dá para entender a surpresa dos que fingem não ter entendido a decisão recente do BACEN, salvo na perspectiva do governo, dos seus seguidores e do velho jornalismo, que sonham com boas novas, desconhecendo a máxima de que "o dever de casa" do tripé macro-econômico deve vir em primeiro lugar. 

Aguardemos os resultados dessa peleja, torcendo para que o nosso querido Brasil não fique com sua economia e imagem arranhadas e o povo pagando o pato, como vem acontecendo com alguns países da América Latina, que aderiram a políticas socialistas e tiveram grandes prejuízos sócio-econômicos nos últimos anos.

4 comentários:

  1. A única instituição que o Lula não conseguiu dominar foi o Banco Central, por conta da independência e porque o Presidente Roberto Campos tem o couro grosso. Lula está se achando demais. Não tem competência para resolver os problemas do Brasil e se mete no restante do mundo. Já é tempo de alguém dizer para o Lula que ele está se achando demais, e, tudo que é demais sobra, tudo que sobra é resto e tudo que é resto vai para o lixo.

    ResponderExcluir
  2. Um presidente sem governo.
    Cercado de aliados medíocres, Lula completa seis meses no cargo sem projetos para o país, sem votos no Congresso e sem contato com o povo.

    ResponderExcluir
  3. Diante do descrédito, da falta de projetos e da incapacidade de "flanar" com plateia pelo Brasil, o presidente passa o tempo na Europa, tentando convencer que o problema do mundo é a Ucrânia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A verdade nunca escapa. Se ela não aparece no que é dito, ela transborda no que é feito.
      O Brasil conhece muito o Lula, por essa razão ele não pode sair pelo Brasil enganando e mentindo. Viaja para o exterior como se um salvador fosse. Mas, alguns dos grandes jornais do mundo já estão contestando seu discurso, piedoso, mentiroso e chorão.

      Excluir